Ribeirão Preto, Sábado, 12 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Time de Ribeirão Preto perdeu anteontem para o Gama, por 2 a 1, e terá que buscar pontos fora de casa para manter chances de acesso
Botafogo enfrenta ponto fraco rumo à Série A

PAULO FERRARI VIARTI
free-lance para a Folha Ribeirão

Para continuar sonhando com o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, o Botafogo terá de recuperar o bom futebol e conquistar pontos importantes fora de casa, que é o ponto fraco da equipe.
A situação do Botafogo na Série B se complicou anteontem, quando o time foi derrotado no estádio Santa Cruz, pelo Gama, por 2 a 1.
A equipe de Ribeirão soma agora quatro pontos e está na terceira colocação do quadrangular final da Série B, atrás de Gama-DF e Desportiva-ES, que têm cinco. O Londrina é o lanterna, com um ponto.
Em todo o campeonato, o Botafogo jogou dez partidas fora de casa, conquistando três vitórias e dois empates. Seu aproveitamento é de apenas 36,6%.
No entanto, para o time não depender de outros resultados ou de saldo de gols, terá de conquistar quatro pontos nos jogos contra Londrina e Gama, além de derrotar a Desportiva na última rodada, em Ribeirão Preto.
Se o Botafogo perder as duas partidas fora de casa, não terá mais chances matemáticas de conquistar o acesso à Série A.
"Não tivemos força para superar o forte bloqueio do Gama e agora só nos resta buscar pontos fora de casa", disse o técnico Marco Antonio Machado.
No outro jogo, a Desportiva derrotou o Londrina, em Cariacica, por 1 a 0, com um gol marcado aos 45min do segundo tempo.
Botafogo e Gama voltam a se enfrentar amanhã, em Gama, na abertura do returno do quadrangular final da Série B do Campeonato Brasileiro.
O clima de descontração que rondava o clube nos dias que antecederam a partida contra o Gama deu lugar ao desânimo. Afinal, os jogadores sabem que o time terá de mudar seu estilo de jogo e ser mais agressivo fora de casa.
O treinador do Botafogo diz que a situação da equipe é complicada. "Estamos passando por um momento difícil e o desânimo é normal, mas o Botafogo já mostrou neste campeonato que sabe reverter desvantagens e vamos para Brasília em busca de uma vitória", afirmou Machado.
Na partida de anteontem, o Botafogo apresentou um futebol apático e foi facilmente dominado pelo Gama. Em uma falha de marcação, a equipe da casa acabou levando o primeiro gol.
William foi lançado na área e tocou na saída de Alexandre, abrindo o placar para o time de Brasília aos 39min da primeira etapa.
No segundo tempo, o Gama continuo encurralando o Botafogo e o árbitro ainda anulou um gol de Nei Júnior. Mas a pressão do adversário era tanta que o mesmo Nei Júnior ampliou a vantagem para o Gama aos 22min.
O Botafogo ainda tentou uma reação e no minuto seguinte Taílson fez boa jogada pela esquerda e tocou para Jó marcar o gol. Mas o Gama se fechou na defesa e segurou o resultado até o final.
"A equipe não foi vibrante e cometeu muitos erros de passes, talvez pela forte marcação feita pelo Gama. Mas nesta reta final não existe favoritismo e são nas dificuldades que se conhece o vencedor", disse Machado.
A derrota de ontem foi a segunda do Botafogo em Ribeirão Preto em todo o campeonato. A primeira havia sido para o Criciúma, ainda na primeira fase da Série B.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.