Ribeirão Preto, Quinta-feira, 13 de Agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inclusões no SCPC crescem 9% em julho em Ribeirão

Apesar de a inadimplência seguir alta na cidade, mês teve 18% a mais de exclusões

Crise global, mudança na forma da cobrança do título e treinamentos oferecidos pelo SCPC motivaram alta, diz órgão

DA FOLHA RIBEIRÃO

As inclusões no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) tiveram crescimento de 9% em julho em Ribeirão Preto, com 15.266 títulos. As exclusões, por sua vez, tiveram alta de 18%, volume, no entanto, insuficiente para reverter a tendência de aumento registrada desde o início do ano.
Segundo o SCPC, o total de inclusões em julho teve alta, além da crise mundial, por dois motivos: treinamentos oferecidos para os associados, o que motiva a inclusão de nomes, e a modificação na cobrança da comunicação obrigatória.
Até junho, a carta era cobrada dos comerciantes no momento da inclusão do nome. A partir de julho, passou a ser cobrada na exclusão. "A alteração fez com que mais nomes fossem incluídos", disse Elisabeth Paez, coordenadora do SCPC em Ribeirão Preto.
No acumulado do ano, o total de inclusões subiu 5%, enquanto o de exclusões caiu 11%. "No começo do ano houve um impacto maior na economia dos consumidores, que acabaram sendo atingidos pela crise. Aos poucos as pessoas estão mais cautelosas, sabendo comprar para não se endividar de novo", disse a coordenadora.
A operadora de telemarketing Simone dos Reis, 22, disse que vai adotar essa cautela. Há um ano ela se enrolou com uma dívida numa loja da cidade e até hoje vê seu nome na lista dos inadimplentes. "Estou tentando arrumar uma maneira de tirar meu nome, negociando a minha dívida. É complicado, pois com o nome sujo a gente não consegue comprar nada."
Para o torneiro mecânico Édson Barbosa, 39, tirar o nome da lista de inadimplentes foi um grande alívio.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Venda de carros de luxo aumenta 15%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.