Ribeirão Preto, Quinta-feira, 13 de Agosto de 2009

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Venda de carros de luxo aumenta 15%

Lojas de Ribeirão venderam 152 veículos no primeiro semestre; crise fez montadoras focarem no Brasil

Silva Junior/Folha Imagem
Novo modelo da Audi, o A6; montadora é vice-líder no segmento de luxo em Ribeirão, segundo Fenabrave

DA FOLHA RIBEIRÃO

A venda de veículos de luxo que custam R$ 100 mil ou mais cresceu 15% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em Ribeirão foram vendidos 152 modelos das marcas BMW, Mercedes Benz, Audi, Dodge, Jeep, Land Rover e Porsche no primeiro semestre de 2009. Em 2008, 131 unidades das mesmas marcas saíram das lojas.
Além de não atrapalhar, os efeitos da crise ajudaram a incrementar as vendas na região, segundo Aldo Biasetton, sócio-diretor do grupo Eurobike, que vende marcas como BMW, Audi, Volvo e Porsche. Segundo Biasetton, a baixa demanda nos mercados da Europa e EUA, mais afetados pela crise, fez com que as montadoras passassem a olhar com mais interesse para o cliente brasileiro.
Para alavancar as vendas, elas trouxeram modelos mais baratos, menos equipados, mas respaldados por grifes tradicionais, segundo Biasetton.
"Os carros caríssimos a gente deixou de vender, mas as montadoras trouxeram veículos premium mais baratos, com menos acessórios, e acabamos ganhando em volume", disse o executivo.
Outro incentivo, de acordo com ele, foi a isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) promovida pelo governo. A medida abrange carros importados com motor 2.0, que têm preços na faixa dos R$ 100 mil.
No primeiro semestre, a BMW liderou as vendas no segmento de luxo, com 51 veículos vendidos. A seguir, aparece Audi, com 33 carros, e a Mercedes, com 30.


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