Ribeirão Preto, Sexta-feira, 13 de Novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ibama embarga fornos de carvão em assentamento de Bebedouro

Fazenda abriga 80 famílias, que terão até 20 dias para recorrer da autuação

DA FOLHA RIBEIRÃO

Agentes ambientais do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Barretos embargaram 297 fornos de carvão ilegais de um assentamento em Bebedouro, durante a operação Floresta Negra, encerrada nesta semana.
A ação envolveu oito municípios das microrregiões de Barretos e São José do Rio Preto. Ao todo, foram lavrados 47 autos de infração, o que gerou R$ 118 mil em multas.
Das 47 autuações, 40 foram aplicadas no assentamento Reage Brasil, em Bebedouro, onde vivem 84 famílias. O antigo horto florestal tornou-se um assentamento do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), em 1998.
Segundo o agente ambiental federal do escritório do Ibama em Barretos, Renato Felice, todos os lotes autuados estavam sem o licenciamento ambiental, uma autorização obrigatória que é emitida pelo Estado para operar como carvoaria.
"Algumas famílias alegaram que não conheciam a legislação e que viviam daquela atividade", afirmou Felice. Os fiscais encontraram madeiras de eucalipto e laranjeiras usadas na queima, mas são espécies legais. A única infração foi a falta do licenciamento. Os assentados têm até 20 dias para apresentar defesa. Em nota, o Itesp disse que os fornos não foram regularizados porque o governo federal não transferiu oficialmente a área para o Itesp.


Texto Anterior: Outro lado: Advogado diz que acusado é inocente
Próximo Texto: Franca: Consumidor está otimista, mas confiança cai, diz estudo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.