Ribeirão Preto, Sexta-feira, 13 de Novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRANCA

Consumidor está otimista, mas confiança cai, diz estudo

DA FOLHA RIBEIRÃO

Uma pesquisa divulgada pela Uni-Facef, em parceria com a Fecomércio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), mostra que o consumidor de Franca está otimista, embora o índice de confiança tenha caído 4,3% em outubro na comparação com o mês anterior.
O índice varia de 0 a 200 pontos, sendo que acima do nível 100 está a situação de otimismo e, abaixo desse patamar, a condição de pessimismo. De acordo com a pesquisa, em outubro o índice de confiança foi de 144,7 pontos, 4,3% inferior ao índice de 151,2 de setembro.
"Houve uma variação, mas ainda na faixa do otimismo", disse a professora Melissa Franchini Cavalcanti Bandos, coordenadora do Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais da Uni-Facef.
Outras duas variáveis do estudo também apresentaram queda em outubro. O índice das condições econômicas atuais foi de 127,5 pontos (-10,2%) e o índice de expectativa do consumidor ficou em 156,1 (-0,7%). Isso significa que, apesar de otimista, o consumidor estava mais preocupado com as condições econômicas em outubro do que no mês anterior.
De acordo com a coordenadora do instituto, ainda não é possível traçar uma série sobre o índice de confiança do consumidor de Franca porque o levantamento começou a ser feito na cidade apenas no mês passado. A cada pesquisa são ouvidos cerca de 600 consumidores.
O levantamento de outubro também mostrou dados sobre o endividamento dos consumidores. De acordo com o apurado, 71,8% dos ouvidos pela pesquisa afirmaram que possuem dívidas -não necessariamente vencidas- e 29,1% confirmam que estão com os pagamentos atrasados.
Do total de entrevistados, 13% afirmaram que não terão condições de pagar suas contas. As dívidas com carnês lideram com 52,82%.


Texto Anterior: Ibama embarga fornos de carvão em assentamento de Bebedouro
Próximo Texto: Economia: SEB, dono do COC, tem alta de 33,4% em sua receita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.