Ribeirão Preto, Sábado, 14 de Março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Projeto do HC propõe criar pré-natal ao pai "grávido"

DA FOLHA RIBEIRÃO

Um projeto do HC (Hospital das Clínicas) de Ribeirão Preto propõe fazer também pré-natal ao pai "grávido". A proposta é que os homens participem das consultas com suas mulheres gestantes e que passem por exames, como forma de prevenir doenças do casal e beneficiar a gestação da criança.
Uma pesquisa com 400 casais em unidades de saúde desmistificou uma ideia comum. Ao contrário do que os pesquisadores esperavam, a maioria dos homens disse que gostaria de acompanhar a mulher durante a gravidez, mas faltam informações por parte do médico e da rede.
"Quando o parceiro se envolve, vê-se que a mulher segue até o final com as consultas mínimas de pré-natal", disse o coordenador do trabalho Geraldo Duarte, docente da USP Ribeirão. O estudo foi mostrado ontem, na 18ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Sinhá Junqueira.
Segundo ele, mais que a iniciativa de cada médico de atrair o parceiro de sua paciente, é necessária uma política pública para que, desde a consulta inicial, o homem concorde em fazer exames preventivos. (JULIANA COISSI)


Texto Anterior: Música: Feira apresenta novidades em equipamentos
Próximo Texto: Painel Regional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.