Ribeirão Preto, Domingo, 14 de Dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terapeuta sexual estimula jovens e adultos a aprenderem a amar

DA FOLHA RIBEIRÃO

Se o casamento vai mal, a mulher não se sente paquerada na balada ou o homem é incapaz de manter relacionamento, o socorro pode vir de "conselheiros amorosos". Em Ribeirão Preto, terapeutas sexuais estimulam jovens e maduros a elevar a auto-estima para aprender a amar -e poder ser amado.
Ludka Abdalla se define como uma "orientadora da mulher". Bailarina flamenca e professora de dança oriental, descobriu sua vocação entre as aulas.
"Chegou uma moça com o casamento no limite, olheiras profundas. Comecei a trabalhar sua auto-estima", disse. Hoje, atende mulheres casadas, mas também muitas jovens de 20 anos.
Além de sua casa, o trabalho da "conselheira" vai além: com as solteiras, chega a ir ao shopping e até em baladas. "Para trabalhar como é olhar e ser olhada."
Com casadas, desperta a beleza com sessões de fotos e estimula visitas a sex shop. Como a funcionária pública Denise Ferrassini, 36. Casada há 19 anos, está com Ludka desde 2003. "Aprendi a trabalhar a sensualidade e me sentir bonita."
Entre os homens, o médico e psicoterapeuta José Fernando de Freitas conta que o maior conflito é com disfunção erétil e perda da libido. Na área afetiva, o lamento é a dificuldade em abordar alguém ou de manter um relacionamento. "O homem, quando procura ajuda, o que é mais raro, quer atendimento individual e respostas objetivas." (JC)


Texto Anterior: São Carlos e Barretos lideram ranking de irregularidades
Próximo Texto: Centro estava estrangulado, diz dirigente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.