Ribeirão Preto, Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sertãozinho fecha 200 vagas de emprego por mês

DA FOLHA RIBEIRÃO

A preocupação com os efeitos da crise mundial pode provocar uma série de medidas drásticas na indústria sucroalcooleira de Sertãozinho, a maior do país.
Desde outubro, segundo o sindicato da categoria, o saldo no quadro de trabalhadores é negativo: 600 postos de trabalho foram extintos no período. "A média é de 200 por mês", disse Élio Cândido, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região. Incluindo outras cidades da região o rombo chegaria a 2.000 vagas extintas.
A principal proposta do Ceise-BR (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro e Energético) é reduzir a jornada de trabalho que, consequentemente, traria queda salarial aos funcionários. Cândido diz que pretende conversar individualmente com cada indústria, mas não descarta a proposta do Ceise-BR. "Tudo é questão de conversar com cada empresa. O importante é evitar cortes", disse Cândido.
De acordo com Mário Garrefa, presidente do Ceise-BR, os cortes são inevitáveis. "Num cenário pessimista, calculamos corte de 20% do quadro. Se formos otimistas, ficará em torno dos 10%", disse. "O problema virá em abril. Até março as indústrias têm encomendas. Depois disso, é uma incógnita", afirma. O Ceise-BR deve se reunir com o sindicato até amanhã para discutir as medidas contra a crise. (LUCAS REIS)


Texto Anterior: Pacto: Entidades de São Paulo se unem para centralizar interesses
Próximo Texto: Foco: Funcionários da Dedini rejeitam proposta para criação de banco de horas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.