Ribeirão Preto, Sexta, 15 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Índice

Simões pede 'ranqueamento'

free-lance para a Folha Ribeirão

Experiente e com passagens pelas principais equipes de basquete do país, inclusive pela seleção brasileira, o técnico do COC, Edvar Simões, acredita que esse esporte voltará a crescer quando houver mudanças, principalmente na maneira de administrar o modalidade.
"Acho que a confederação e as federações deveriam "ranquear' os jogadores, proibindo as equipes de montarem verdadeiras seleções. Pois isso desestimulará os outros clubes a formarem times e, consequentemente, acaba prejudicando o surgimento de novos talentos", disse Simões.
Segundo o treinador do COC, é preciso parar de montar equipes para disputar apenas uma ou duas temporadas.
"Na minha opinião, o esporte deve formar times campeões e não montar equipes já campeãs para jogar um ou dois anos. Depois termina o dinheiro e os dirigentes desativam o basquete. É preciso acabar com a vaidade de alguns dirigentes que se promovem às custas do esporte", disse Simões.
Admirador de outras modalidades esportivas como futebol e vôlei, o técnico do COC/Ribeirão acredita que o basquete deve "imitar" as transformações feitas no vôlei pelo atual presidente do COI (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Artur Nuzmam.
"Quando o Nuzmam estava iniciando sua carreira na presidência da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), em 81, ele me disse que iria mudar a estrutura do vôlei, e conseguiu. A partir de sua administração o vôlei evoluiu. Se ele estivesse no basquete, teria feito a mesma coisa", disse Simões.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.