Ribeirão Preto, Domingo, 15 de Fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com 1/3 do Paulista, Botafogo faz contas

Time de Ribeirão tem 23,8% de aproveitamento nos pontos; nos dois últimos anos, clubes foram rebaixados com 29,8%

Com o técnico Roberto Fonseca no banco pela primeira vez, equipe de Ribeirão Preto recebe a Portuguesa às 18h30

DA FOLHA RIBEIRÃO

Concluído menos de um terço da primeira fase do Campeonato Paulista, o Botafogo já começa a fazer contas para escapar do rebaixamento. A equipe de Ribeirão, que hoje pega a Portuguesa, no estádio Santa Cruz, às 18h30, conquistou apenas cinco pontos até aqui, o que corresponde a um aproveitamento de 23,8% dos pontos.
Para ter ideia do perigo que o time de Ribeirão já corre, em 2008 o Juventus foi rebaixado em 17º lugar -mesma posição que o Botafogo ocupa hoje- com 17 pontos e um aproveitamento de pontos de 29,8%. O Guarani, 18º colocado, escapou com 33,3% de pontos.
O cenário foi o mesmo em 2007. O América caiu com os mesmos 17 pontos e 29,8% de aproveitamento. No entanto para o técnico Roberto Fonseca, que assumiu a equipe anteontem, fez seu primeiro treino ontem e estreia hoje, a situação do Botafogo ainda está longe de ser desesperadora.
"Tirar o Botafogo da zona de rebaixamento é plenamente possível. Preocupa, mas há tempo para trabalhar e reagir, saindo da zona de rebaixamento e até brigar pelo título do interior", disse Fonseca, que até traçou uma margem de erro no cálculo contra o rebaixamento. "Com mais 20 pontos, o Botafogo não cai", disse.
A missão, no entanto, não é fácil. Hoje, por exemplo, o Botafogo enfrenta uma Portuguesa que vem embalada no campeonato. Não perde desde 25 de janeiro, quando foi batida em casa pelo São Paulo ainda na segunda rodada. De lá para cá somou três vitórias e dois empates, tem 11 pontos e já briga pelas primeiras posições.
O histórico do confronto também pesa contra a equipe de Ribeirão. Em 80 partidas, foram 30 vitórias do Botafogo, 36 da Portuguesa e 14 empates. Para piorar, o Botafogo tem três desfalques certos: o lateral-direito Marco Aurélio, o volante Jonílson e o meia Augusto Recife estão suspensos. O treinador definiria a equipe na manhã de ontem, durante o primeiro treino coletivo da equipe sob seu comando.
O ponto favorável ao Botafogo é que Roberto Fonseca conhece bem a Portuguesa. Na quinta rodada, empatou em 1 a 1 jogando no Canindé, comandando o Oeste de Itápolis.
(LUCAS REIS)


Texto Anterior: Foco: Após evoluir em usina de açúcar e álcool, fiscal é demitido em Guariba
Próximo Texto: O Botafogo no Paulista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.