Ribeirão Preto, Quinta, 15 de julho de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre o 1º brasileiro a ir à Antártida

da Redação

O médico Durval Sarmento da Rosa Borges, primeiro brasileiro a pisar na Antártida, morreu no último sábado aos 86 anos. A causa da morte foi falência de múltiplos órgãos.
Borges participou, em um navio da Marinha norte-americana, de uma expedição àquele continente em 1958.
Durante a viagem, que partiu da Nova Zelândia, ele escreveu reportagens para a revista "Visão" e para o jornal "Correio da Manhã". Com esses relatos, acabou por escrever o livro "Um Brasileiro na Antártida", publicado em 1959. Sua foto ao lado da bandeira do Brasil que ele fincou em solo antártido faz parte do livro.
Pernambucano, formado em medicina pela antiga Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, Borges foi também rotariano e chegou a presidir o Rotary Clube de São Paulo na gestão 1973/1974.
Foi com o patrocínio do Rotary que ele organizou o livro "O Vôo da Paz", que teve prefácio do então presidente José Sarney e que Borges entregou pessoalmente ao papa João Paulo 2º.
Borges estava em casa quando morreu e deixou a viúva Maria Albertina, dois filhos e seis netos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.