Ribeirão Preto, Domingo, 15 de Novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marcenaria e jardinagem substituem laptop em escola

DA FOLHA RIBEIRÃO

Propagadora de uma "pedagogia voltada para o ser humano", a escola Waldorf prefere se manter à margem da corrida pela inserção dos alunos no mundo digital.
Há 25 anos em Ribeirão Preto, sete em sua atual sede, na City Ribeirânia, a escola faz parte de uma rede de 900 instituições no mundo. Em todas, a pedagogia é a mesma, com mais atividades manuais e artísticas do que laptops e wireless, de acordo com o gerente administrativo da Waldorf em Ribeirão, Franciso Adriano Araújo.
Segundo ele, a escola não desestimula o acesso à tecnologia da informação, mas a ministra "em seu tempo certo".
No ensino médio, por exemplo, há aulas de tecnologia, que envolvem não só computadores, mas também estudo sobre o funcionamento de motores, sistemas elétricos e outros tipos de equipamentos.
Mesmo nas séries que antecedem o vestibular, a tecnologia divide atenção com aulas como jardinagem, artes e euritmia (recitação). Nas etapas infantil e fundamental, a pedagogia também está direcionada para o "contato humano", segundo o dirigente da Waldorf.
Em Ribeirão, a escola tem 350 alunos, sendo que cerca de 105 deles têm bolsa de estudo.


Texto Anterior: Pública e pioneira, escola municipal de Serrana tem carteira e lousas digitais
Próximo Texto: Saiba mais: COC terá um netbook por aluno em 2010
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.