Ribeirão Preto, Domingo, 15 de Novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Ribeirão Preto possui 2,6% dos enfermeiros atuantes no Estado

DA FOLHA RIBEIRÃO

Ribeirão Preto concentra 2,6% dos enfermeiros do Estado -estimados em 62.836, segundo o Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo). A cada 38 enfermeiros que se formam em instituições superiores paulistas, um é de Ribeirão. Atualmente, há 1.636 profissionais graduados na cidade, uma alta de 10,7% em relação a 2008.
Para o presidente do Coren, Cláudio Porto, a forte concentração desses profissionais é puxada pelo elevado número de hospitais e instituições de saúde.
No entanto, o crescimento não está atrelado à qualidade. "Não é uma profissionalização qualificada. Temos uma formação a granel, mas a qualidade é cada vez mais escassa", afirmou Porto.
Segundo ele, há 15 estabelecimentos de ensino na cidade que têm graduação e ensino técnico. "É preciso discutir a profissão, falar dos preceitos básicos. Hoje, há cursos que não conseguem bons campos para estágio. O aluno sai sem experiência na área de pediatria, por exemplo, mas vai chegar ao mercado e achar essa situação."


Texto Anterior: Viúva de paciente que morreu em UBDS receberá R$ 100 mil
Próximo Texto: Maioria das faculdades não impõem regras de vestuário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.