Ribeirão Preto, Sábado, 16 de Janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Francisco e Unimed querem fazer o teste rápido de dengue

DA FOLHA RIBEIRÃO

Os ambulatórios da Unimed e do Hospital São Francisco, de Ribeirão Preto, querem fazer teste rápido para detecção de dengue no laboratório municipal que funciona na UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) do Castelo Branco, o único na cidade credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz para a realização do exame. Quem afirma é a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maria Luiza Santa Maria.
O teste realizado no laboratório da UBDS permite que o paciente seja examinado nos três primeiros dias da infecção enquanto o exame convencional só pode ser realizado a partir do sexto dia após as primeiras manifestações da doença. Além disso, o resultado sai em menos de 24 horas.
Segundo Santa Maria, a demanda do laboratório da prefeitura, que recebe material coletado das unidades da rede municipal, é alta e crescente. Desde o início do mês, foram feitos 215 testes rápidos, ante 150 de dezembro -em novembro, foram 55. Por isso, o pedido dos hospitais será estudado.
Roberto Nakao, coordenador do ambulatório 24h da Unimed, diz que o diagnóstico rápido auxilia no tratamento de pacientes graves que não apresentam sintomas claros.


Texto Anterior: Dengue faz Ribeirão "cercar" ambulatório privado
Próximo Texto: Jovem, Botafogo estreia hoje no Paulista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.