Ribeirão Preto, Sábado, 16 de Maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dois secretários de Dárcy deixam governo

De uma só vez, prefeita perde dois homens fortes: Paulo Saquy, da Secretaria de Governo, e Francisco Pinghera, da Fazenda

Latuf, da Transerp, vai acumular a Secretaria de Governo; Saraiva, que era assistente da Fazenda, assume como titular

Edson Silva/Folha Imagem
A prefeita Dárcy Vera discursa no anúncio da saída dos secretários de Paulo Saquy e Pinghera

VERIDIANA RIBEIRO
DA FOLHA RIBEIRÃO

Dois secretários da prefeita Dárcy Vera (DEM), Paulo Saquy, do Governo, e Francisco Pinghera, da Fazenda, renunciaram a seus cargos ontem, menos de cinco meses depois da posse da democrata.
Saquy será substituído por William Latuf, atual superintendente da Transerp (empresa de trânsito), que vai acumular os dois cargos. O assistente de Pinghera, Manoel Saraiva, será seu substituto.
Ao fazer o anúncio oficial, a prefeita tentou desvincular a saída de Saquy e Pinghera a desgastes políticos. Para justificar a troca, Dárcy afirmou que os secretários tinham compromissos pessoais e, por causa disso, não poderiam mais se dedicar à prefeitura.
Fontes ligadas ao governo, porém, falam que a relação entre Dárcy e seus secretários estava desgastada, conforme antecipou a Folha no último dia 12. O estilo centralizador da prefeita, somado a episódios em que Saquy e Pinghera teriam sido desautorizados, forçou a saída dos secretários.
À imprensa, Dárcy nega que seja centralizadora. "Eu não me vejo como centralizadora, mas como uma prefeita que participa ativamente da movimentação das secretarias. Como as secretarias têm volume de trabalho, a gente acaba tendo um volume grande de reuniões", disse a prefeita.
Com a saída de Saquy e Pinghera, pelo menos dois projetos do Governo e da Fazenda ficam em suspenso. A análise para orientação de corte de despesas na administração, que segundo Pinghera está 70% concluída, e a análise das indicações de vereadores a Dárcy.
No caso da Fazenda, uma das determinações do ex-secretários foi a contenção de gastos. De acordo com Pinghera, apenas Saúde, Educação e Obras não entregaram as análises. Os dados fornecidos pelas outras pastas não foram divulgados.
O superintendente da Transerp vai acumular funções temporariamente, pois um "técnico" irá substituí-lo no trânsito, segundo a prefeita. Dárcy negou que a indicação de Latuf ao Governo tenha a influência do ex-prefeito e deputado federal Antonio Palocci Filho (PT). Latuf comandou a Transerp na segunda gestão do petista (2001-2004).


Texto Anterior: Outro lado: Transerp diz que vai apurar a irregularidade
Próximo Texto: Câmara abre licitação para contratar TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.