Ribeirão Preto, Sábado, 17 de Julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UBDSs podem ficar sem pediatras amanhã

Até ontem, não havia profissionais para a escala das unidades Central e Vila Virgínia

DE RIBEIRÃO PRETO

O final de semana pode ser de caos, mais uma vez, em duas UBDSs (Unidades Básicas Distritais de Saúde) de Ribeirão Preto. Até a noite de ontem a Secretaria da Saúde não havia fechado a escala da pediatria das UBDSs Central e Vila Virgínia.
A situação mais crítica deve ocorrer na Vila Virgínia, pois das 7h de amanhã até as 7h de segunda-feira não haverá nenhum pediatra trabalhando na unidade.
Segundo o secretário da Saúde, Stenio Miranda, a média de atendimento infantil na UBDS é de 300 crianças por final de semana.
Já na UBDS Central, entre as 7h e as 19h de domingo, apenas um pediatra deve trabalhar no local. Depois deste horário a escala volta a funcionar normalmente, com três pediatras por turno.
"Há um problema crônico de falta de pediatras não só no sistema público de saúde como no privado também. Neste momento o agravante foram as férias, mas estamos buscando soluções. Ainda assim a situação é extremamente preocupante."
Entre as soluções, de acordo com Miranda, está a transferência da equipe de pediatras da UBDS Castelo Branco, onde há menos atendimentos, para a unidade da Vila Virgínia.
Já para a UBDS Central, o secretário disse que vai buscar apoio de médicos pediatras que atuam em setores administrativos da prefeitura para auxiliar no plantão.

REFORMAS
Foi publicada anteontem no "Diário Oficial" a empresa vencedora da licitação para a reforma de três UBDSs de Ribeirão.
A Pagara Construtora Ltda. deve receber R$ 1,5 milhão pelas reformas, sendo que R$ 821 mil vieram do programa QualiSUS, do governo federal. Não há data para o início.
Com a reforma, a UBDS Central deve finalmente receber o aparelho de raio-X guardado há dois meses no almoxarifado da prefeitura. As unidades não devem ser fechadas para as obras.


Texto Anterior: Polícia: Menino que era acorrentado na cama é levado a abrigo com irmão
Próximo Texto: Oscip Acqua volta à disputa em Araraquara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.