Ribeirão Preto, Sábado, 18 de Dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Só 22% dos municípios da região obtêm "selo verde"

São Carlos, Sertãozinho, Bebedouro, Matão e Batatais estão fora da lista

Santa Rosa tem a maior nota do certificado, que avalia tratamento de lixo e esgoto, mata ciliar e controle da poluição


JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

Apenas 20 cidades entre os 89 municípios da região de Ribeirão Preto foram aprovadas no ranking ambiental divulgado ontem à tarde pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Metade das dez cidades mais populosas não alcançou a pontuação.
O certificado "Município Verde Azul" analisa em que medida as cidades tratam o esgoto, cuidam da coleta de lixo e recuperam a mata ciliar, entre outros critérios.
Em uma escala de zero a cem, obtém o "selo verde" a que atingir 80 pontos.
Neste ano, quase todas as cidades paulistas foram avaliadas: 614 -no ano passado, foram 563 dos 645 municípios. Na região, seis cidades não constam na lista.
O melhor resultado é o de Santa Rosa de Viterbo. A cidade, já bem classificada nos anos anteriores, é a primeira no ranking estadual, com nota final 94,31.
A liderança surpreendeu o prefeito José Tadeu Chiaperini (PDT). "Nós esperávamos uma boa colocação, mas não o primeiro lugar."
Segundo Chiaperini, o aumento da nota se deve ao melhor tratamento no aterro sanitário e ao plantio de árvores ao longo de córregos.
Por outro lado, entre as dez maiores cidades, ficaram de fora do ranking São Carlos, Sertãozinho, Bebedouro, Matão e Batatais.
Apesar de melhorar sua pontuação, São Carlos teve nota 66,4. O tratamento de esgoto está em 65% -a meta é atingir os 100% em 2011.
O coordenador do Meio Ambiente, Paulo Mancini, discorda de alguns pontos e disse que há critérios que ignoram programas municipais eficientes, como o de controle de queimada urbana que existe na cidade.
"Esse critério de carros é mais para a região metropolitana. O certificado é importante, mas precisa ter ajustes para cidades do interior."
Das dez maiores cidades, Franca é a mais bem colocada, em 24º lugar.
Ribeirão ocupa a 56ª posição. A secretária do Meio Ambiente, Mariel Silvestre, disse que precisaria analisar os dados, mas que a prioridade de 2011 será o plantio de árvores no meio urbano.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Sertãozinho: Policial militar suspeito de matar sindicalista com 2 tiros é preso
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.