Ribeirão Preto, Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na volta às aulas, rede estadual tem classe sem professor

Escolas de Ribeirão receberam 57 mil estudantes; diretoria ainda não encerrou a atribuição de aulas

JULIANA COISSI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Na volta às aulas da rede estadual, ontem, escolas de Ribeirão Preto enfrentaram problemas com a falta de docentes em algumas disciplinas. A situação levou diretores a dispensar as turmas mais cedo ou a deixar os alunos na classe, mas sem aulas, apenas supervisionados por um funcionário.
As aulas foram retomadas ontem para 57 mil alunos de Ribeirão, em 72 escolas da rede no município. Na escola Eugênia Vilhena de Morais, na Vila Virgínia, docentes e alunos ouvidos pela Folha confirmaram as lacunas de aulas.
Na turma do 2º G, do ensino médio, faltaram docentes em duas disciplinas. Em uma delas, foi chamado um estagiário de educação física, e na outra, a turma saiu mais cedo.
O mesmo ocorreu com turmas dos primeiro e terceiro anos. Na classe de Fabiano Feliciano, 14, do 1º B, os alunos ficaram sozinhos na sala. "Cada um fez o que quis. O inspetor que estava no corredor passava para olhar."
Na escola José Lima Pedreira de Freitas, faltaram cinco docentes, segundo o professor Mauro Inácio, diretor estadual da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo).
"As escolas fizeram um horário especial e dispensaram alunos mais cedo", disse Inácio. As faltas, na visão do dirigente, relacionam-se ao processo de atribuição de aulas, cujos critérios mudaram na última semana (leia texto nesta página).
Na escola Paiva 1 houve uma turma sem aula. Segundo a escola, a falta ocorreu porque a professora se licenciou para assumir como diretora em outra unidade. A Secretaria de Estado da Educação diz que as faltas foram pontuais e que todas as aulas já foram atribuídas. Na Eugênia Vilhena, a pasta afirma ter havido três turmas sem professores, mas porque o docente decidiu faltar. Na Pedreira de Freitas, houve uma falta.


Texto Anterior: Foco: Quatro da mesma família são contaminados por dengue no Pq. Ribeirão
Próximo Texto: Sem nota em prova, 1.221 docentes estão sem aulas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.