Ribeirão Preto, Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ribeirão vai alugar 800 computadores por R$ 2,4 milhões

Prefeita afirma que locação é uma tendência, para evitar que computadores se tornem "jurássicos"

DA FOLHA RIBEIRÃO

A Prefeitura de Ribeirão Preto firmou um contrato para alugar 800 computadores para a rede municipal de educação por R$ 2,4 milhões. Além do equipamento, o acordo, que é válido por três anos, prevê também que a empresa dê manutenção e faça a reposição de peças quando necessário.
Segundo a prefeita Dárcy Vera (DEM), a locação é uma tendência e a melhor alternativa para a rede porque o computador se torna "jurássico" em pouco tempo e o pacote com assistência técnica dá agilidade aos possíveis reparos.
Para o docente do Departamento de Ciência da Computação e Estatística da Unesp de São José do Rio Preto Carlos Roberto Valêncio, a locação tem sido usada por empresas, mas a opção é vantajosa se o contrato prever atualização dos equipamentos. A prefeitura afirma que a troca está prevista em Ribeirão.
"É preciso atender as necessidades do usuário, ou seja, se ele precisar trocar de software nesse período, a máquina deve acompanhar isso e comportar novos sistemas", afirmou.
Valêncio disse que empresas da área de informática que comercializam equipamentos têm optado por oferecer a locação aos seus clientes.
"Como hoje a evolução é muito rápida, o custo é alto para quem precisa trocar com frequência de equipamento. Por isso a opção é viável."
No entanto, a volta às aulas ainda não contará com a novidade. A secretária da Educação, Débora Vendramini, disse que a implantação será gradativa ao longo do primeiro semestre. "Além de montar os laboratórios, será preciso contratar monitores de informática para orientar os alunos."
No total, devem ser contratados 36 monitores para trabalhar em 27 laboratórios -parte trabalhará à noite.
Segundo ela, serão chamados os aprovados em concurso da gestão anterior. A prefeitura prevê que 21 mil alunos usem o recurso. Para atendê-los, além dos monitores a prefeitura informou que haverá capacitação para os professores utilizarem as novas tecnologias.


Texto Anterior: Indústria lidera criação de vagas em Ribeirão
Próximo Texto: Energia: Economia no horário de verão "abastece" Ribeirão por 18 dias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.