Ribeirão Preto, Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Economia no horário de verão "abastece" Ribeirão por 18 dias

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

O horário de verão, que termina à 0h de amanhã, gerou uma economia de 71.329 MWh na área de atuação da CPFL Paulista. O montante seria suficiente para abastecer Ribeirão Preto por 18 dias, o mesmo que foi economizado no ano passado.
No horário de verão anterior foram economizados 69.567 MWh. Apesar do resultado melhor em números absolutos, a economia percentual foi de 0,7%, enquanto entre 2008 e 2009 o consumo foi 0,9% menor.
A diferença ocorre porque o percentual é calculado com base no consumo potencial.
"A gente estima quanto a região poderia consumir, não fosse a mudança no horário, e contabiliza quanto foi gasto de fato", disse o gerente de distribuição da CPFL, José Geraldo Paiva.
A maior redução foi registrada no horário de pico -das 18h às 21h. O consumo no período caiu 2,2%, ante 1,4% no ano anterior. Isso indica, segundo Paiva, que houve mais economia residencial. A partir da 0h de domingo, os relógios devem ser atrasados em uma hora.


Texto Anterior: Ribeirão vai alugar 800 computadores por R$ 2,4 milhões
Próximo Texto: Painel Regional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.