Ribeirão Preto, Sábado, 19 de Fevereiro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Região "infla" Câmaras a partir de 2013

Só em seis cidades, número de vereadores saltará de 83 para 126; Ribeirão e Araraquara já aprovaram aumento

As 43 novas vagas nesses Legislativos vão gerar custos adicionais que serão bancados pelos cofres municipais

Silva Junior/Folhapress
Fachada da Câmara de Araraquara, cujo prédio foi reformado há quatro anos; vereadores discutem mudançade local

ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

Somente nas seis cidades mais populosas da região, o número de vereadores deve subir dos atuais 83 para 126 a partir de 2013.
As 43 novas vagas terão custos adicionais -não calculados- que serão bancados pelos cofres municipais.
A Câmara de Araraquara foi a primeira a aprovar, neste ano, o aumento do número de vereadores. Em 2010, Ribeirão já tinha feito o mesmo.
De 13 cadeiras, Araraquara passará a ter 21, conforme a emenda à lei orgânica do município aprovada no início desta semana.
O mesmo recurso é estudado em Franca. A cidade tem hoje 15 vereadores e, por lei, poderá chegar a 23. O presidente da Casa, Marco Antônio Garcia (PP), no entanto, afirma que o plenário deve fechar em 21 vagas.
Barretos, com 11 parlamentares, deve voltar a ter 17. A assessoria do Legislativo da cidade informou que a Casa manterá a lei orgânica.
Diferentemente de outras cidades da região, Barretos não alterou a norma após 2005, quando o STF (Superior Tribunal Federal) determinou a alteração na composição das Câmaras Municipais espalhadas pelo país.
Dezessete também é o número permitido para Sertãozinho. O presidente José Aprígio (PMDB), diz, no entanto, que a quantidade para 2013 será definida após uma consulta pública proposta pelo vice-presidente Silvio Blancacco (PSDB).
Já São Carlos poderá ampliar de 13 para 21 a quantidade de cadeiras. A Câmara, entretanto, ainda não fechou questão sobre isso, de acordo com o presidente da Casa, Edson Fermiano (PR).
Em Ribeirão Preto, o número de vagas em disputa na eleições de 2012 será 27. Atualmente, a Câmara da cidade conta com 20 vereadores. A ampliação só foi definida após o fechamento dos números do Censo 2010.
Inicialmente, a Casa planejava aumentar para 25 cadeiras, mas diante da notícia de que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) contaria mais de 600 mil habitantes em Ribeirão, o Legislativo aproveitou para "ganhar" duas vagas.

VAIVÉM
No início de 2005, as Câmaras de todo país foram enxugadas por uma decisão do STF, que revisou a regra numérica para a composição das bancadas municipais.
Já em 2009, pressionado por vereadores do Brasil inteiro, o Congresso Nacional aprovou a Emenda Constitucional 58, que estabeleceu novas faixas populacionais para formação das Câmaras.


Próximo Texto: Presidentes dizem preferir plenários enxutos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.