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145 ANOS
Fama provocada pela expansão da cana atraiu vários imigrantes à cidade, que não tinha estrutura adequada
Mito da "Califórnia" gerou problemas sociais
FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO
A fama de "Califórnia Brasileira", que foi propagada durante a
década de 80, só trouxe problemas sociais para Ribeirão Preto.
A opinião é um consenso entre
os representantes de diversos setores ouvidos pela Folha.
De acordo com o diretor do Instituto de Pesquisas Sociais da
ACI-RP (Associação Comercial e
Industrial de Ribeirão Preto), Antônio Vicente Golfeto, os reflexos
provocados pelo mito sobre a cidade, que foi considerada um paraíso tropical como a Califórnia
americana, estão visíveis agora.
"Como todo mito, o slogan criado para a cidade foi uma mentira
e só serviu para atrair imigrantes
predadores", diz.
Na época em que a fama foi difundida, o Brasil estava no auge
do programa Proálcool, e as 45
usinas da região produziam mais
de um terço do produto consumido em todo o território nacional.
De acordo com Golfeto, apesar
da falta de estrutura da cidade para absorver os imigrantes que
chegaram ao município atraídos
pelo mito, ainda existe algo para
se comemorar.
"Se compararmos Ribeirão Preto da década de 70 com agora, veremos que o seu PIB (Produto Interno Bruto) praticamente duplicou. Isso é um bom sinal e não podemos negar que um pouco se deve ao fato do slogan", afirma.
O urbanista Evandro Cardoso
diz acreditar que a falta de infra-estrutura para receber os imigrantes acabou refletindo a disparidade social no período.
"A falta de oportunidade acabou sendo refletida nas condições
habitacionais precárias, como as
favelas", diz Cardoso.
Para o sociólogo Augusto Cacia-Bava, o mito da "Califórnia"
está relacionado com a cultura difundida na cidade desde a época
dos barões do café.
"Ainda acreditamos que a cidade vive de uma única fonte, mas
isso não é verdade. O município
abriga desde empresas até grandes universidades", afirma.
A pesquisadora Luciana Suarez
Galvão Pinto diz concordar com a
opinião do sociólogo. Para ela, a
cidade sempre viveu de mitos.
"Não é a primeira vez que Ribeirão é chamada de "Califórnia". Na
época áurea do café, a cidade já
era chamada de 'Califórnia do Café'", afirma Luciana.
O mito da cana
O primeiro engenho de cana,
principal responsável pelo mito
da "Califórnia", surgiu em 1903,
quando o fazendeiro Francisco
Schimidt comprou a fazenda Pocinhos e começou, depois de muitas pesquisas, a produzir açúcar,
álcool e aguardente.
Na década de 70, a região de Ribeirão Preto era a maior produtora de cana do Brasil.
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