|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Imagem não foi bem trabalhada
FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO
O diretor do Instituto de Pesquisas Sociais da ACI-RP, Antônio Vicente Golfeto, diz acreditar
que o mito da "Califórnia Brasileira" não foi bem trabalhado na década de 80.
Mesmo assim, ele afirma que todo conceito de mito é ruim, trazendo somente consequências
desastrosas.
"Se algo mítico fosse bom, não
viria da palavra mentira. É assim
que eu vejo o slogan que criaram
para a cidade", diz Golfeto.
No entanto ele afirma que a diferença entre a situação vivida durante a imagem de Eldorado, pregada no século passado e que ajudou na formação da cidade durante o ciclo do café, e a propaganda do mito da "Califórnia Brasileira" foi a forma de divulgação.
"No início do século passado, o
mito do café trouxe imigrantes e
grandes empresas para a região.
Já o mito da "Califórnia" proporcionou somente a vinda de predadores", diz Golfeto.
Ele afirma que a consequência
do slogan para a cidade só está se
mostrando agora, com o crescente número de favelas e aumento
da violência urbana.
"Se analisarmos bem, vamos reparar que o crescente número da
criminalidade da cidade está ligado aos imigrantes que chegaram
ao município nos últimos 15
anos", diz Golfeto.
Mesmo assim, ele afirma que o
período foi importante para o
crescimento da cidade.
"Atualmente, a região é responsável por 7,4% da renda paulista,
um crescimento de 85% em relação à década de 70", afirma.
Texto Anterior: 145 anos: Mito da "Califórnia" gerou problemas sociais Próximo Texto: "Proálcool ainda é viável" Índice
|