Ribeirão Preto, Terça-feira, 19 de Junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imagem não foi bem trabalhada

FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

O diretor do Instituto de Pesquisas Sociais da ACI-RP, Antônio Vicente Golfeto, diz acreditar que o mito da "Califórnia Brasileira" não foi bem trabalhado na década de 80.
Mesmo assim, ele afirma que todo conceito de mito é ruim, trazendo somente consequências desastrosas.
"Se algo mítico fosse bom, não viria da palavra mentira. É assim que eu vejo o slogan que criaram para a cidade", diz Golfeto.
No entanto ele afirma que a diferença entre a situação vivida durante a imagem de Eldorado, pregada no século passado e que ajudou na formação da cidade durante o ciclo do café, e a propaganda do mito da "Califórnia Brasileira" foi a forma de divulgação.
"No início do século passado, o mito do café trouxe imigrantes e grandes empresas para a região. Já o mito da "Califórnia" proporcionou somente a vinda de predadores", diz Golfeto.
Ele afirma que a consequência do slogan para a cidade só está se mostrando agora, com o crescente número de favelas e aumento da violência urbana.
"Se analisarmos bem, vamos reparar que o crescente número da criminalidade da cidade está ligado aos imigrantes que chegaram ao município nos últimos 15 anos", diz Golfeto.
Mesmo assim, ele afirma que o período foi importante para o crescimento da cidade.
"Atualmente, a região é responsável por 7,4% da renda paulista, um crescimento de 85% em relação à década de 70", afirma.


Texto Anterior: 145 anos: Mito da "Califórnia" gerou problemas sociais
Próximo Texto: "Proálcool ainda é viável"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.