Ribeirão Preto, Sábado, 19 de Junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

154 ANOS ENQUETE

Diversidade marca escolha do Júri Folha

Os 154 membros deram 46 respostas diferentes sobre o que deve ser preservado como patrimônio em Ribeirão

Casarões particulares, praças, museus, áreas verdes e até o aquífero Guarani receberam os votos dos jurados

DE RIBEIRÃO PRETO

De prédios históricos como o Theatro Pedro 2º a praças e áreas verdes. De casarões particulares ao aquífero Guarani. A diversidade sobre o que deve ser preservado na cidade marcou as respostas das 154 pessoas convidadas para integrar o Júri Folha dos 154 anos de Ribeirão.
Os jurados citaram 46 bens diferentes que consideram que devem ser preservados.
Responderam à enquete a prefeita Dárcy Vera (DEM), deputados, vereadores e representantes de entidades e de sindicatos. O júri também ouviu moradores de Ribeirão de diferentes profissões e classes sociais, como profissionais liberais, vendedores, taxistas e aposentados.
Eles responderam à pergunta: "O que deve ser preservado em Ribeirão?"
A dificuldade em definir um patrimônio foi demonstrada pela maioria dos entrevistados. Muitos citaram o Theatro Pedro 2º, já bem conservado, mas que necessita de constante atenção.
A prefeita evitou citar um único bem a ser preservado. "Acho que devemos resgatar e consolidar Ribeirão como mais importante polo no cenário nacional."
O cuidado com a reserva do aquífero Guarani, um dos maiores reservatórios de água subterrânea do mundo, foi citado por Kelly Mafort, do MST, e pelo diretor do Daae, Carlos Alencastre.
As áreas verdes remanescentes na cidade também foram lembradas, assim como o Museu do Café, a Casa da Caramuru, casarões históricos e parques.
(JULIANA COISSI)


Texto Anterior: Tombamento não garante preservação
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.