Ribeirão Preto, Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dois imóveis tombados são colocados à venda em Ribeirão

Casarões Camilo de Mattos e Jorge Lobato custam cerca R$ 1,1 mi

DE RIBEIRÃO PRETO

Dois imóveis no centro tombados pelo município por sua representatividade na história de Ribeirão estão à venda. Os casarões Camilo de Mattos, na Duque de Caxias, e Jorge Lobato, na Álvares Cabral, podem ser comprados por cerca de R$ 1,1 milhão cada um.
Renato Coelho, um dos herdeiros do casarão Camilo de Mattos, afirma que a família resolveu vender por não residir mais na cidade e que o tombamento representa um entrave. "Não fica claro no tombamento o que pode ou não fazer no imóvel. É difícil achar interessados porque não dá para saber, ao certo, quais adaptações podem ser feitas", afirmou.
A família, ainda segundo ele, já tentou, sem sucesso, parceria com bancos. "Nem isenção do IPTU a prefeitura concedeu", disse.
Segundo o arquiteto Cláudio Bauso, do Conppac (Conselho Municipal de Preservação Artístico Cultural), não há restrição quanto à comercialização de bens históricos. Para ele, o tombamento agrega valor ao imóvel.
"É possível pedir incentivos fiscais para restauração e ter abatimento em imposto de renda, por exemplo. Fora o valor cultural, que é inestimável." (LIGIA SOTRATTI)


Texto Anterior: Vigilante diz que vento faz seu imóvel balançar
Próximo Texto: Memória: Mattos foi prefeito de Ribeirão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.