Ribeirão Preto, Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO CARLOS

Ex-presidente da Tecumseh é acusado de formação de cartel

DA FOLHA RIBEIRÃO

A PF (Polícia Federal) de Araraquara apreendeu um computador e documentos que supostamente incriminam o ex-presidente da Tecumseh no Brasil, Gerson Veríssimo, pelo crime de formação de cartel no mercado de compressores herméticos para refrigeração.
Os documentos foram apreendidos na terça-feira na casa de Veríssimo, que ocupa um quarteirão no bairro Estância Suíça, em São Carlos.
A investigação feita em conjunto com o Ministério da Justiça aponta que os preços dos produtos no mercado podem ter sido inflacionados em até 30% e que o prejuízo pode chegar a cerca de R$ 700 milhões.
Na semana passada, a Tecumseh demitiu 350 funcionários em São Carlos e culpou a crise mundial.
A Folha apurou que a PF recolheu do computador do empresário conversas por e-mail com executivos de outras empresas. Além de São Carlos, cinco mandados de busca foram cumpridos na operação "Zero Grau" em Joinville (SC) e São Paulo.
A ação foi feita em conjunto com autoridades dos Estados Unidos, Itália e Dinamarca -uma parceria inédita em investigações.
Veríssimo trabalhou na Tecumseh por 32 anos, 12 deles-de 1996 a 2008-como presidente. Ele se afastou no dia 31 de março do ano passado. "Foi um dos presidentes mais truculentos com quem já negociamos", disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos, Rosalino de Jesus de Barros.
A Folha procurou Veríssimo em sua casa de São Carlos, mas a reportagem foi informada por seguranças do executivo de que ele está em viagem a São Paulo. O atual presidente da empresa, Dagoberto Darezzo, disse apenas estar ciente da investigação e que a Tecumseh vai cooperar com a polícia. (ROBERTO MADUREIRA)



Texto Anterior: Economia: Embraer anuncia dispensa de 4.200 funcionários no mundo
Próximo Texto: Trote educativo: Júri simulado condena casal Nardoni na USP de Ribeirão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.