Ribeirão Preto, Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TROTE EDUCATIVO

Júri simulado condena casal Nardoni na USP de Ribeirão

GEORGE ARAVANIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

Anna Carolina Jatobá e Alexandre Nardoni foram condenados por homicídio doloso pela morte de Isabella Nardoni, 5, ocorrida em março de 2008. Anna Carolina confessou que estrangulou a garota e que o marido a jogou pela janela, mas alega que ambos pensaram que Isabella já estivesse morta.
O veredicto, fictício, é resultado de um júri simulado feito ontem pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo), preparado como parte da semana de recepção aos calouros do curso.
Anna Carolina e Nardoni eram, na verdade, os segundanistas Olívia Pasqualeto, 17, e Rafael Faber, 18, que representavam os acusados. No "julgamento", a defesa do casal apostou na tese de homicídio culposo (sem intenção de matar) -os Nardoni negam o crime e atribuem a culpa a uma terceira pessoa.
O juiz Ricardo Monte Serrat conduziu os trabalhos, o promotor de acusação foi interpretado pelo professor de direito penal da USP Victor Gabriel Rodriguez e o criminalista César Augusto Moreira fazia o defensor do casal Nardoni.
O advogado afirma que escolheu a tese de homicídio culposo por achar que é a verdadeira. "A consciência deles doeu. A Anna Carolina falou a verdade. E peço que eles sejam condenados pelo que fizeram, e não pelo que não fizeram. Não tiveram a intenção de matar", afirmou o advogado à plateia e ao júri, formados por estudantes.
O "julgamento", que durou cerca de quatro horas, não teve sentença. "A Lei Orgânica da Magistratura me impede de me manifestar sobre um caso sub judice", disse Monte Serrat. No fim, o júri decidiu por placar apertado: 4 a 2 (o sétimo voto não foi aberto porque a legislação determina que não se divulgue o placar). Na plateia, a acusação de homicídio doloso levou a melhor: 78 a 32.


Texto Anterior: São Carlos: Ex-presidente da Tecumseh é acusado de formação de cartel
Próximo Texto: Futebol: Em casa, Comercial perde e enfrenta a Ferroviária amanhã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.