Ribeirão Preto, Domingo, 20 de Junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Painel Regional

ELIANE SILVA - painelregional@uol.com.br

Descobertas na UFSCar

A UFSCar encontrou um acervo de documentos e jornais que foram publicados em São Carlos e em outras cidades da região no século 19. O material, que pertencia ao antigo Arquivo Histórico Contemporâneo, estava lacrado no acervo da Unidade Especial de Informação e Memória da UFSCar, órgão criado em 1997 e que substituiu o AHC. Segundo a UFSCar, o exemplar mais antigo é da "Tribuna de São Carlos", de 1877. Na coleção, há destaque também para um periódico socialista raro, "O Lutador", de 1892. Foi achada, ainda, uma carta-patente concedendo posto da Guarda Nacional a um morador da região, de 1892.



Copa. A região de Ribeirão Preto vai estar representada na tarde de hoje no confronto entre o Brasil e a Costa do Marfim, em Johannesburgo, pela segunda rodada da primeira fase da Copa do Mundo. A estudante de Franca Gabriela Gomes Ignácio, 15, será uma das porta-bandeiras do Brasil.

Na faixa. Ela e mais 17 adolescentes foram selecionados em uma promoção da Coca-Cola Brasil e ganharam a viagem para a África do Sul e o direito de carregar a bandeira do país em uma partida da primeira fase da competição.

Pica-pau. O vereador Carlos Alberto Costa (PV), de Bebedouro, renunciou ao cargo de líder do prefeito, João Batista Bianchini, do mesmo partido, na Câmara.

Sem saber. Carlinhos Pica-pau, como é conhecido em Bebedouro, alegou que não estava sabendo como defender o prefeito.

Inferno. Bianchini, o Italiano, enfrenta um inferno astral desde o mês de abril, quando uma força-tarefa prendeu integrantes do primeiro escalão da administração e empresários da construção civil do município, sob a suspeita de direcionamento de licitações.

Cães e gatos. A Prefeitura de Franca assinou um acordo com a ONG Turma do Abrigo, vencedora de uma licitação que vai resultar na castração de 150 cães e gatos todos os meses. Cada cirurgia custará R$ 65 à administração do prefeito Sidnei Franco da Rocha (PSDB). O contrato com a ONG é válido por um ano.
Censo animal. A castração começará no mês que vem. Um censo realizado pela administração apontou que o município tem uma população canina superior a 80 mil -inclui os que vivem nas ruas. Porém, não há uma estimativa do número de gatos em Franca.

Com MARCELO TOLEDO, HÉLIA ARAÚJO e LUIZA PELLICANI



Texto Anterior: Patrimônio: Chafariz centenário é restaurado
Próximo Texto: Sobra vaga de deficiente em fábricas de Sertãozinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.