Ribeirão Preto, Domingo, 20 de Junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região fica "fora" do Mundial pela sétima vez

Nenhum jogador nascido na região foi convocado por Dunga; é a 1ª vez nos anos 2000

DE RIBEIRÃO PRETO

Pela sétima vez em 19 Copas do Mundo, a região não tem nenhum jogador convocado para o Mundial.
No total, 14 jogadores nascidos em oito cidades foram convocados desde 1930, quando o Uruguai sediou a primeira Copa do Mundo.
Levantamento feito pela Folha a partir de dados da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) mostra que a localidade com mais atletas que jogaram uma Copa pela seleção brasileira é Ribeirão, com quatro, seguida por Batatais, com três, e Araraquara, com dois. Os outros são naturais de Rifaina, Bebedouro, Olímpia, Taquaritinga e Sertãozinho.
Dos quatro nativos de Ribeirão, o que mais esteve em campo foi Leão, convocado para as Copas de 1970 (México) -quando se sagrou campeão mundial-, 74 (Alemanha), 78 (Argentina) e 86 (México). Além dele, Raí foi campeão, em 1994 (EUA).
Os outros dois não tiveram a mesma sorte: Silva, em 66 (Inglaterra), e Argemiro, em 38 (França).
Na Copa francesa, Argemiro teve a companhia de dois batataenses: Lopes e Batatais. A cidade também gerou Baldochi, em 70. De Araraquara, jogaram a Copa Maurinho (54, Suiça) e Careca (86 e 90, na Itália).
De Rifaina, Tim esteve em 38, e Mirandinha, de Bebedouro, em 74. Juninho Fonseca, de Olímpia, foi zagueiro em 82, assim como Edmilson, de Taquaritinga, em 2002. Por fim, Cicinho, nascido em Sertãozinho, jogou na Alemanha, em 2006.
A lista não inclui nomes como o de Sócrates, que jogou em 82 e 86, porque, embora tenha surgido no Botafogo, é natural de Belém (PA).
(MARCELO TOLEDO)


Texto Anterior: Para a ciência, Copa fica longe do Brasil
Próximo Texto: São Carlos amplia lista do "IPTU histórico"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.