Ribeirão Preto, Terça-feira, 20 de Outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em tom de campanha, Dilma visita obras

Acompanhada de Temporão (Saúde) e Orlando Silva (Esporte), presidenciável vai à Arena da Fonte e ao Hospital Escola

Dilma disse que a União tem muitas obras para visitar e que estava na região como ministra, não como possível candidata


DA ENVIADA A ARARAQUARA E SÃO CARLOS

Em clima de campanha eleitoral, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), passou o dia de ontem em Araraquara e São Carlos, onde visitou obras feitas com recursos do governo federal e participou de um almoço com prefeitos da região.
Acompanhada do ministro Orlando Silva (Esporte), visitou o estádio Arena da Fonte, cuja inauguração ocorrerá na quinta-feira, com jogo entre Ferroviária, dona da casa, e Ituano. Segundo o ex-prefeito de Araraquara e presidente estadual do PT, Edinho Silva, Dilma e o ministro não poderiam visitar a cidade na inauguração oficial, por causa da agenda.
O estádio da Ferroviária passou por reformas -foram investidos R$ 20 milhões em recursos da União -e se transformou num complexo esportivo, onde a prefeitura pretende sediar eventos e investir na formação de atletas. O estádio, adaptado aos padrões recomendados pela Fifa, tem capacidade para 22 mil torcedores.
A ministra aproveitou o cenário para capitalizar politicamente as conquistas da Copa e dos Jogos Olímpicos, que serão no Brasil em 2014 e 2016, respectivamente. "Não ganhamos nem a Copa nem as Olimpíadas de graça. Atraímos o Brasil para os olhos do mundo. Afirmamos a nossa economia. Mostramos que tínhamos uma política diferenciada", disse.
Segundo ela, um dos principais desafios do país será investir na formação de atletas.
Acompanhada no palanque por dois dos apoiadores da possível candidatura de José Serra (PSDB) à presidência -os prefeitos de Araraquara, Marcelo Barbieri (PMDB), e de Ribeirão, Dárcy Vera (DEM) - Dilma recebeu aplausos de uma claque feminina comandada pela vereadora Márcia Lia (PT), de Araraquara.
"Mulheres na frente, Dilma presidente", cantavam em coro. Dilma sorriu para a plateia.
Na tentativa de imprimir uma imagem mais popular aos convidados do evento -o estádio não estava aberto à população- a ministra percorreu o campo, autografou camisas, tirou fotos e distribuiu abraços.
Ainda se mostrou disposta a ensaiar "embaixadinhas" e passes com o ministro do Esporte diante da imprensa, aproveitando a bola que o prefeito Barbieri solicitou aos assessores.
Edinho, que iniciou as obras da Arena da Fonte, se referiu ao estádio da Ferroviária como o "maior patrimônio cultural do povo de Araraquara". Barbieri também elogiou a obra e levantou a bandeira de programas do governo federal, como o Minha Casa, Minha Vida, que visa subsidiar a construção de casas para a população de baixa renda.
Questionada sobre o tom eleitoral da viagem, a ministra criticou a oposição dizendo que o governo federal tem muitas obras para vistoriar e que sua condição em Araraquara era de ministra, não de candidata. Na semana passada, o PSDB questionou os gastos do governo federal com as viagens que o presidente Lula, a ministra e o deputado federal Ciro Gomes (PSB) fizeram por cidades nordestinas. (VERIDIANA RIBEIRO)


Texto Anterior: Dárcy veta barragem e 400 casas serão desapropriadas
Próximo Texto: Temporão libera R$ 18 mi para Hospital Escola de São Carlos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.