Ribeirão Preto, Sexta-feira, 20 de Novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produção de frangos e suínos também diminui na região

DA FOLHA RIBEIRÃO

Não foi apenas a produção de bovinos que recuou na região de Ribeirão. O total de suínos e frangos criados nas granjas da região também foi menor em 2008, de acordo com o IBGE.
No caso dos frangos, a produção caiu de 32,7 milhões de unidades em 2007 para 30,8 milhões no ano passado, uma variação negativa de 5,9%. Os números da região contrariam as altas registradas no Estado (11,6%) e no país (6,9%).
Já a produção de suínos teve queda ainda maior: 17,9%. O total de porcos criados na região recuou de 164,7 mil unidades em 2007 para 135,2 mil no ano passado. O Estado de São Paulo viu sua produção de suínos cair 1,9%, na contramão do Brasil, onde a alta foi de 2,4%.
Tanto na produção de aves como na de porcos, São Carlos caminha em sentido oposto aos números negativos da região. A produção de frangos da cidade cresceu 10,8% e atingiu 5,490 milhões de unidades -São Carlos foi o maior produtor de aves da região em 2008.
O avanço da produção suína na cidade foi ainda maior. O número de porcos criados passou de 3.850 animais em 2007 para 16.580 no ano passado, um aumento de 330,6%. Mais uma vez a cidade aparece em primeiro lugar no ranking.
De acordo com o vice-presidente do Sindicato Rural de São Carlos, Claudio Di Salvo, a produção de animais para abate na cidade é beneficiada pela estrutura de confinamento.
Segundo ele, as propriedades rurais possuem boas estruturas, o que facilita o rápido aumento do número de animais.
"A cidade tem uma estrutura pronta para a produção de carne, então ela cresce conforme a situação do mercado", disse.


Texto Anterior: Criação de gado cai pela metade em 30 anos
Próximo Texto: Saiba mais: Guatapará tem a 18ª produção de ovos do país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.