Ribeirão Preto, Sexta-feira, 20 de Novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Guatapará tem a 18ª produção de ovos do país

DA FOLHA RIBEIRÃO

A única variação positiva da região de Ribeirão Preto no estudo do IBGE envolve a criação de galinhas poedeiras. O destaque é para Guatapará, que aparece na 20ª posição nacional entre os maiores criadores de galinhas e na 18ª colocação entre os produtores de ovos.
As granjas de Guatapará registraram aumento no número de galinhas de 35,7%, passando de 817,4 mil unidades em 2007 para 1,1 milhão de aves no ano passado. Na região, o total de galinhas aumentou 21,5%, bem acima das altas no Estado (5,1%) e no país (7,8%).
Apesar do aumento, o valor arrecadado com a produção de ovos não acompanhou o crescimento. O total obtido caiu 16,9%, recuando de R$ 69,6 milhões para R$ 57,8 milhões em 2008.
A explicação está, segundo os produtores, no baixo valor dos ovos no mercado.
Segundo o presidente da Cooperativa Agrícola de Guatapará, Yasushi Uehara, o custo de produção do setor não tem aumentado, mas os preços de venda oscilam porque o consumo de ovos está atrelado ao de outros produtos, como as carnes.
"O valor sempre oscila muito, mas nos últimos tempos não está muito bom", disse Uehara. A cooperativa reúne 20 produtores de Guatapará, cidade que gerou 0,5% do total de ovos produzidos no Brasil em 2008. O maior produtor do país é Bastos -sua produção equivale a 4,3% do total do país.


Texto Anterior: Produção de frangos e suínos também diminui na região
Próximo Texto: Prefeitura anuncia terceiro camelódromo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.