Ribeirão Preto, Sábado, 21 de Fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dárcy "força" tombamento provisório da Agrishow

Prefeita driblou a lei que regulamenta o conselho

VERIDIANA RIBEIRO
DA FOLHA RIBEIRÃO

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (DEM), driblou a lei que regulamenta o funcionamento do Conppac (Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto) e forçou a "aprovação relâmpago" do tombamento provisório da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação) anteontem pelo corpo técnico de apoio do conselho, embora o grupo não tenha poder de deliberação.
A feira agrícola é realizada em Ribeirão desde 1994, mas a partir do próximo ano será transferida para São Carlos, segundo a Abimaq, uma das organizadoras do evento. O tombamento é a nova ferramenta política usada por Dárcy na tentativa de manter o evento.
Vera Lúcia Zanetti, secretária de Negócios Jurídicos da prefeitura, admite que o processo de tombamento provisório da Agrishow não seguiu o rito tradicional de pedidos de proteção de bens culturais.
"Se o Conppac estivesse em seu funcionamento pleno e com todos os seus componentes nomeados, [o processo] certamente teria começado por lá. Mas nada impede o corpo técnico de encaminhar para o Conppac esse pedido. E aí, então, o Conppac vai chegar a uma conclusão", disse Zanetti.
Tanto ela quanto a secretária da Cultura, Adriana Silva, concordam que o tombamento, no atual contexto, está sendo usado pela prefeita mais como estratégia política do que como forma de garantir a proteção de um bem. "Fiquei muito convencida da argumentação, que trata da identidade cultural [da cidade com a feira] e da história de Ribeirão vir muito mais do agronegócio que apenas do café, já que os barões eram homens de negócios", disse Silva.
Segundo ela, a eleição da nova diretoria do Conppac, dissolvida após a transição de governo, será em março.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Tombamento não assegura Agrishow, afirma conselheiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.