Ribeirão Preto, Sábado, 22 de Agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Araraquara, 192, assume sua vocação empresarial

Município faz aniversário hoje e comemora chegada de empresas e indústrias


Para prefeito, cidade deve usufruir de "localização privilegiada'; economista diz que Araraquara precisa ser "estrategista"

LUCAS REIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

Atrair grandes empresas e indústrias e gerar empregos e renda. Essas são as principais bandeiras de Araraquara, que hoje completa 192 anos, acaba de ultrapassar os 200 mil habitantes e anuncia uma série de novos investimentos.
Há uma semana, a Nestlé declarou que pretende injetar R$ 120 milhões em sua unidade no município. E, segundo a prefeitura, pelo menos outras três grandes empresas já sinalizaram interesse em se instalar em Araraquara.
Além disso, o Funcef (Fundo dos Economiários Federais) assinou ontem a escritura de projeto que prevê a construção de um shopping, hotel e torres comerciais em uma área de 140 mil metros quadrados, num investimento que deve ultrapassar os R$ 300 milhões.
"O prefeito é empresário, eu sou presidente da associação comercial. Nós sabemos que a chegada de novas empresas é que vai impulsionar o desenvolvimento e a pujança de Araraquara", disse o secretário do Desenvolvimento Econômico, Valter Merlos, também vice-prefeito da cidade.
Merlos afirmou que a Usina Fortaleza, de argamassa, vai se instalar em Araraquara, além da Friozem Armazéns Frigoríficos e a Biopetro.
"Atrair grandes empresas é a grande meta da administração. Araraquara está localizada num ponto privilegiado do Estado e precisamos usar isso como atrativo, para gerar cada vez mais desenvolvimento", afirmou o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB).
Para o economista da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara Cláudio César de Paiva, o município precisa ser "estrategista".
"É preciso saber o que se deve atrair para a cidade, quais os setores estratégicos, quais setores podem gerar mais empregos e menos poluição", disse Paiva, especialista em economia regional e urbana.
Segundo o economista, a cidade tem potencial econômico que supera a vizinha São Carlos. "Há um potencial de dinamismo econômico muito grande em Araraquara, maior até do que em São Carlos. Há janelas de oportunidades em toda a microrregião de Araraquara."

Aniversário
As comemorações dos 192 anos de Araraquara começaram anteontem, na inauguração parcial da nova Arena da Fonte Luminosa, com shows, além de apresentação do cantor Sérgio Reis, no centro da cidade.
As festividades seguem com um campeonato de balões na cidade. Pelo menos dez balões participam do evento, que começaria ontem, mas foi cancelado por causa dos fortes ventos.
Hoje à noite, a banda sinfônica da Academia da Força Aérea de Pirassununga se apresenta na praça Pedro de Toledo, às 19h30.


Texto Anterior: Lojas de grife investem em estacionamento
Próximo Texto: Gripe suína provoca a morte de menina de 7 anos em Ribeirão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.