Ribeirão Preto, Domingo, 22 de Outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ensaio dá aula de história da música

DA REDAÇÃO, EM RIBEIRÃO

O ensaio, comandado por Roberto Minczuk, da Orquestra Sinfônica de Ribeirão é também um pouco de aula sobre a história da música erudita.
Na semana passada, ele esteve na cidade e comandou dois ensaios do grupo. Na próxima, deve retornar para completar a série, ficando até as apresentações do fim-de-semana.
Durante o encontro com o grupo, na terça passada, Minczuk chegou e logo iniciou as atividades. Basicamente, fizeram passagens da "Sinfonia nš 8" (também chamada de "Inacabada", porque tem só dois dos habituais três ou quatro movimentos) de Schubert e de "Il Capriccio italiano" (Capricho italiano), de Piotr Ilitch Tchaikovski.
"Aqui vocês passam de um momento mais expressivo, mais alegre, para romper o tom, quase que dizer um "não'", afirmou ao grupo referindo-se à obra de Schubert (1797-1828), compositor austríaco romântico.
Minczuk pára durante as músicas e pede os tons certos de cada instrumento. Para isso, verbaliza os sons de cada instrumento.
No intervalo para o café é que o maestro conversa com alguns dos músicos, entre eles a violinista moldava Elina Suris.
Depois exemplifica como os músicos deveriam se sentir ao tocar Tchaikovski (1840-1893): "Tem que parecer aquela coisa do italiano que levou um fora e fica chorando por sua amada."
Encerra o ensaio repentinamente cumprimentando Elina.



Texto Anterior: Música: Minczuk se despede com dois concertos
Próximo Texto: Jábali rejeita ópera e prioriza "popular"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.