Ribeirão Preto, Quarta-feira, 23 de Junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contra caos na saúde, prefeitura anuncia contratação de Oscip

Organização deverá fornecer médicos para postos de Ribeirão

HÉLIA ARAUJO
DE RIBEIRÃO PRETO

Em meio a uma queda de braço com os médicos da rede pública que estão em campanha salarial, a Prefeitura de Ribeirão Preto decidiu terceirizar a contratação de profissionais para trabalhar nas unidades distritais de saúde do município.
Hoje deve ser publicada no "Diário Oficial" a contratação de uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que irá fornecer os médicos.
O secretário da Saúde, Stenio Miranda, disse que, como é de caráter emergencial, a contratação dispensa a aprovação da Câmara ou do Conselho Municipal da Saúde. O contrato é de três meses prorrogáveis por mais três. O nome não foi divulgado.
"Estamos fazendo o levantamento de horas que precisam ser preenchidas. Desta forma, passamos as horas para a Oscip, que vai trazer o número de médicos necessários para suprir a demanda."
Segundo Marco Aurélio de Almeida, presidente do sindicato dos médicos, qualquer empresa que assumir a terceirização dos serviços médicos na cidade será denunciada ao CRM (Conselho Regional de Medicina).
A Oscip é mais uma alternativa da prefeitura para amenizar o caos da saúde, que se agravou no último final de semana, quando os médicos da rede deixaram de fazer horas extras e pacientes chegaram a esperar oito horas por atendimento.
Segundo o secretário, o objetivo é evitar novos problemas no próximo final de semana. Para isso, a prefeitura vai convidar médicos avulsos para os plantões -serão pagos por RPA (Recibo de Pagamento a Autônomo).
Além dessas medidas, a prefeitura tenta convencer faculdades de medicina a aumentar o número de médicos em unidades com convênio e começou a chamar 27 profissionais recém selecionados.


Texto Anterior: Foco: Motorista recebe rim depois de esperar dois anos na fila
Próximo Texto: Médicos podem decidir greve geral hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.