Ribeirão Preto, Domingo, 24 de Maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção de inverno e material escolar elevam custo de vida

Índice para famílias com renda entre dois e dez salários mínimos atingiu 0,32% no mês passado

DANIELA MERCIER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

O custo de vida de famílias com renda de dois a dez salários mínimos subiu 0,32% em abril, em relação ao mês anterior, segundo levantamento mensal da ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto). É a menor alta registrada desde o início do ano.
Os setores que tiveram o maior aumento de preço foram vestuário (2,1%) e educação (2,03%). Segundo o coordenador da pesquisa, Antônio Vicente Golfeto, a alta de roupas e sapatos ocorreu pela chegada das coleções de inverno.
O aumento foi sentido pela auxiliar de direito Rosângela Temporini, 44, que tem feito pesquisas de preço. "Não dá para comprar muita coisa nessa época", disse. O último gasto foi com blusas de frio para a filha Mariana, 17. "Geralmente, ganho mais roupas pela metade do preço", disse a estudante.
Já o custo na área de educação foi impulsionado pelos preços dos materiais escolares, com alta de 6,77%. Nesse caso, a hipótese é que a alta tenha sido motivada pela renovação do estoque em livrarias e papelarias. O empresário Benedito Caturelli, dono da loja de artigos escolares Mec-Toca, disse que a reposição foi pequena. "Praticamente não houve mudança."
Os itens de alimentação, que haviam registrado a maior alta no balanço de março, tiveram queda de 0,81% dos preços. Verduras, legumes e frutas caíram 4,54%. No acumulado do ano, a pesquisa apontou alta de 3,7% no custo de vida da cidade.


Texto Anterior: Aplicações em poupança somam R$ 576 milhões em Ribeirão
Próximo Texto: Região pode colocar hoje dois times na elite do futebol de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.