Ribeirão Preto, Segunda-feira, 24 de Agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cai 24% registro de agressões contra mulheres

DA FOLHA RIBEIRÃO

O número de denúncias de agressão (lesão corporal dolosa) a mulheres e crianças em Ribeirão caiu 23,9% no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado, segundo a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher).
De janeiro a junho, foram registrados 393 casos de lesão corporal dolosa, ante 517 no 1º semestre do ano passado. Também os casos de ameaça registraram queda -foram 348 registros no último semestre e 55 de janeiro a junho de 2008.
Já os casos mais graves registraram ligeira alta: foram comunicados 20 estupros neste ano e 19 no primeiro semestre de 2008. Os casos de homicídio doloso (com intenção de matar) passaram de um para três.
A delegada Maria Beatriz Moura Campos disse que as denúncias são "sazonais" e que não sabe explicar a queda.
Na opinião da coordenadora da recém-criada Coordenadora Municipal da Mulher, Gisele Cristina da Costa Meirelles Thomaz, a aplicação da lei Maria da Penha, que aumentou a punição para o agressor, trouxe pontos positivos e negativos.
"Por um lado, a queda nas agressões ocorreu porque de alguma forma a lei coibiu o agressor, que sabe que pode ser preso. Por outro, as queixas podem ter diminuído porque mulheres agredidas, pelo medo de que o companheiro vá preso, deixaram de denunciar." (J.C.)


Texto Anterior: Três em cada dez mulheres já foram agredidas pelo parceiro
Próximo Texto: Trânsito: Jovem de moto morre depois de atropelar capivara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.