Ribeirão Preto, Terça-feira, 24 de Agosto de 2010

Texto Anterior | Índice

Cianê terá atividades culturais por 20 anos

Tombamento definitivo foi publicado ontem

DE RIBEIRÃO PRETO

Os galpões da Cianê, na antiga tecelagem das Indústrias Reunidas Matarazzo, serão ocupados com atividades culturais ao menos pelos próximos 20 anos, de acordo com a secretária da Cultura de Ribeirão, Adriana Silva.
A Prefeitura de Ribeirão publicou ontem no "Diário Oficial do Município" o tombamento definitivo, que garante preservação às fachadas dos três galpões principais, área entre edificações (piso de paralelepípedos), esquadrias e coberturas.
Ficaram permitidas apenas adaptações para acessibilidade. O prazo de duas décadas para ocupação cultural, segundo Adriana, era uma das exigências para conseguir liberação de recursos por meio da Lei Rouanet.
Um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado em 2004 entre o município e Promotoria determina que a antiga indústria sirva de sede para o Arquivo Histórico de Ribeirão, um memorial da fábrica e a Associação dos Moradores do Campos Elíseos.
Adriana disse que o governo também quer ocupar os 39 mil m2 com a biblioteca Guilherme de Almeida, o Instituto do Livro, o MIS (Museu de Imagem e Som), além das casas da Cultura e do Turismo.
"Só com a transferência da biblioteca esperamos aumentar o acervo de 12 mil livros para 50 mil na primeira etapa e 100 mil em um segundo momento". Todo o projeto é orçado em R$ 23 milhões.


Texto Anterior: Sertãozinho: Polícia investiga atentado a guarda que denunciou abusos em curso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.