Ribeirão Preto, Domingo, 25 de Janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comercial e Ferroviária iniciam retorno

Os dois times estreiam na Série A-2 com o objetivo de ficar entre os quatro melhores e garantir o acesso à primeira divisão

Comercial, que está longe da elite desde 1986, vai receber o Juventus hoje; já o Ferroviária enfrenta, fora de casa, o Monte Azul

LUCAS REIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

Comercial e Ferroviária estreiam hoje na Série A-2 do Campeonato Paulista de Futebol no início da caminhada rumo a tão sonhada volta à primeira divisão. A frase acima está longe de ser uma novidade: as duas equipes, outrora tradicionais e temidas no cenário estadual, debutam hoje na competição, mas há anos tentam reaver os tempos de glória.
Dentre os 20 clubes da segunda divisão do futebol paulista, Comercial e Ferroviária estão entre os que há mais tempo vivem na clausura da Série A-2. O Comercial, que pega o Juventus, às 17h, no Palma Travassos, tem em seu currículo 29 participações no Paulistão, mas não disputa os grandes jogos desde 1986. Naquele ano, o time caiu e nunca mais subiu.
A Ferroviária, que jogou 40 edições da Série A-1, está longe da elite desde 1996 e estreia contra o Monte Azul, às 16h, fora de casa. O adversário, por sinal, nunca esteve na primeira divisão do campeonato. Apenas o Linense está há mais tempo na A-2. Disputou o Paulistão pela última vez em 1957 e, de lá para cá, não conseguiu mais se juntar ao grupo dos melhores.
Tanto tempo longe da elite criou uma estigma. No Comercial, entra ano e sai ano, treinadores, dirigentes e presidentes prometem o acesso.
"Essa marca de vinte e tantos anos fora da primeira divisão não tira nossa concentração nem representa uma pressão sobre os jogadores. Sim, são anos e anos na Série A-2, mas nós assumimos agora, temos uma nova diretoria, uma nova filosofia de trabalho", disse o técnico Ricardo Morais.
O treinador evita dizer se o time vai subir, mas afirma que o novo Comercial é mais "cascudo". "Em 2008 montamos um Comercial mais leve, técnico. Este time é mais raçudo, bem ao estilo da competição", disse.
A equipe de Araraquara, que chegou a cair para a 3ª divisão, também se mostra cautelosa. "Nosso trabalho, nossa única meta, nosso único objetivo, é obter o acesso. Mas sabemos que vai ser difícil, afinal, essa é a meta de todos", disse Ivo Secchi, técnico da Ferroviária.
Completando a rodada inaugural, o Taquaritinga, que em 1993 disputou a Série A-1 pela última vez, recebe o Atlético Sorocaba às 16h. Ao final da competição, quatro equipes vão subir para a Série A-1.


Texto Anterior: Altinópolis reúne 40 grupos de folia de Reis
Próximo Texto: Depois de derrota, o Botafogo enfrenta o Guaratinguetá em busca de pontos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.