Ribeirão Preto, Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Movimento no aeroporto Leite Lopes cresce 10,5% em um ano

Aeroporto de Ribeirão recebeu 45.050 passageiros a mais no ano passado

DA FOLHA RIBEIRÃO

O movimento no aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, aumentou 10,5% em 2009 na comparação com o ano anterior. No total, foram feitos 45.050 embarques e desembarques a mais no aeroporto, o mais movimentado entre os administrados pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo).
Considerando o movimento registrado nos outros cinco aeroportos da região administrados pelo Estado, o aumento de passageiros foi ligeiramente menor, de 10%. Em Franca, São Carlos, Araraquara e Barretos, porém, não houve no ano passado registro de voos regulares, como são chamadas as operações realizadas companhias aéreas comerciais.
O perfil desses cinco aeroportos da região difere do Leite Lopes, que concentra seu principal fluxo de passageiros em voos regulares. O aeroporto de Franca chegou a ter operações comerciais, mas a oferta de voos regulares foi interrompida em 2008.
Segundo Ricardo Magalhães Cagno, diretor da Passaredo, empresa que operava em Franca, a companhia optou por concentrar sua operação em Ribeirão. "Você não consegue manter operações distintas dentro de um raio de 100 km", disse.
Responsável por 36 operações diárias no Leite Lopes, a Passaredo foi a principal responsável pelo aumento no volume de passageiros no aeroporto de Ribeirão.
Segundo Cagno, a companhia aproveitou-se das restrições de operação impostas ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a partir do final de 2008, por causa do caos aéreo, para aumentar o número de conexões em Ribeirão.
Em 2009, o número de conexões, ou seja, de passageiros que utilizaram o terminal de Ribeirão apenas para trocar de voo, subiu 18%. Já o número de passageiros em trânsito, isto é, que usaram o Leite Lopes como ponto de partida ou chegada, aumentou apenas 2%.
O diretor da Passaredo também atribuiu a alta no número de passageiros à oferta de novos destinos pela empresa e à aquisição de novas aeronaves.
A partir de março deste ano, segundo Cagno, a Passaredo vai oferecer mais um destino no Leite Lopes. Passageiros poderão embarcar em Ribeirão com destino a Recife. Haverá um voo diário para a capital pernambucana.
Em entrevista anterior à Folha, o presidente da Abetar (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional), Apostole Lazaro Chryssafidis, afirmou que as companhias regionais têm contribuído para o aumento de passageiros nos aeroportos de todo o país.
Exemplo disso ocorreu no aeroporto de Viracopos, em Campinas. No primeiro semestre de 2009, com a chegada da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, foram 1,24 milhão de passageiros. No mesmo período de 2008, 1,08 milhão.

18%
foi o aumento, em 2009, no número de passageiros que utilizaram o terminal de Ribeirão só para trocar de voo


Texto Anterior: Três times da região perdem na rodada
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.