Ribeirão Preto, Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍCIA

Alunos queimados em trote passam por exame em Barretos

DA FOLHA RIBEIRÃO

Os estudantes Jorge Ferreira da Silva, 30, e Patrick Adriano de Souza, 23, passaram ontem por exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal) de Barretos, que definirá se o grau das lesões nos dois foi leve ou grave. Eles estavam entre os sete calouros de Jaborandi queimados por produto químico anteontem, no trote, em frente à Unifeb (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos).
A partir do exame, de acordo com o delegado do 2º DP (Distrito Policial) de Barretos, Celso Spadacio, será definido se os autores irão enfrentar inquérito policial -no caso de ser grave- ou se o caso será repassado ao Ministério Público -caso seja comprovada infração de menor potencial ofensivo. O resultado do exame deve sair em cinco dias.
Também na tarde de ontem foram à delegacia de Jaborandi os dois supostos autores do trote: Dionatan Kavamoto, 20, e Felipe Troques Dib, 24. Eles prestaram depoimento informal e irão retornar com seus advogados, segundo a Polícia Civil.
Eles não foram intimados pela polícia, por isso não há prazo para prestarem depoimento oficial.
De acordo a doutora em educação Viviane Patrícia Colloca Araújo, que estudou o trote em sua dissertação de mestrado pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), ele se configura um processo sadomasoquista.
"A própria vítima vê o trote como brincadeira, e aí está o problema. Ele guarda isso e no próximo ano pode fazer com outra pessoa o que sofreu", afirmou Araújo.
A cumplicidade das vítimas faz com que elas não se voltem contra a prática. Foi o que aconteceu com os cinco estudantes de Jaborandi que decidiram não prestar queixa contra seus agressores, segundo a especialista.
Ontem, a Unifeb lançou na internet um canal para alunos denunciarem os trotes.


Texto Anterior: Família reclama de demora em internação
Próximo Texto: São Carlos prende suspeito de matar diretor de multinacional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.