Ribeirão Preto, Domingo, 25 de Abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Otimismo marca abertura da Agrishow

Feira agrícola em Ribeirão espera 140 mil visitantes de amanhã a sexta-feira e projeta faturamento de R$ 860 milhões

Ministro da Agricultura e secretário de Estado afirmam que o cenário agrícola é positivo, ao contrário do ano passado

Silva Junior/Folha Imagem
Expositores preparam máquina que será exposta na Agrishow, principal feira do agronegócio do país, realizada em Ribeirão Preto

LEANDRO MARTINS
DA FOLHA RIBEIRÃO

O retorno dos grandes fabricantes de tratores e o período pós-crise econômica já seriam suficientes para que a organização da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação) estimasse um bom volume de negócios para a edição de 2010. Mas, segundo especialistas do setor, o momento positivo vivido pela agricultura também deve impulsionar o faturamento da feira, que começa amanhã em Ribeirão.
Nos cinco dias de evento, até a próxima sexta, são esperados 140 mil visitantes que poderão conhecer novidades e fechar negócios com 730 expositores. A estimativa é de R$ 860 milhões em negócios.
De acordo com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, o cenário agrícola nacional é positivo, principalmente nos setores sucroalcooleiro e de grãos, que devem quebrar recordes de produção (leia texto nesta página). Para Rossi, isso se refletirá em investimentos dos produtores.
"Tudo isso leva a crer que a Agrishow será um grande sucesso, haverá uma demanda muito grande por negócios."
O secretário de Estado da Agricultura, João Sampaio, reforça o quadro de otimismo. Segundo ele, as principais cadeias produtivas vislumbram, neste ano, um quadro bem melhor que o período de crise enfrentado no ano passado.
Uma das exceções, segundo Sampaio, é o setor cafeeiro. O secretário disse que o câmbio desfavorável, atrelado ao grande volume de produção esperado para a atual safra, criam um cenário menos promissor.
"Haverá maior oferta, com preços em queda e custos em alta, e o setor está endividado. Há uma série de fatores que dificultam um prognóstico melhor para a cafeicultura."
Mesmo entre os setores menos favoráveis, porém, Sampaio acredita que o clima é positivo para investimentos. "Muita gente imagina que é num momento de crise que a gente deve investir para aproveitar preços e colher os frutos lá na frente", afirmou.
Para o presidente da Agrishow, Cesário Ramalho, um dos principais avanços neste ano, em relação a 2009, foi a estabilização do setor sucroalcooleiro. "O carro chefe da agricultura tem sido o setor sucroalcooleiro. O fato de ele estar melhor, mais definido, encontrando soluções para os problemas financeiros, faz a Agrishow começar em um momento completamente melhor", disse.
O clima positivo também se reflete em uma boa expectativa por parte das empresas. Um dos exemplos é a John Deere, que vai apresentar na feira uma frota renovada de implementos para todos os setores. "É um momento ímpar da nossa história", afirmou o diretor de vendas Werner Santos.


Texto Anterior: Justiça: Cresce o uso do sistema de penhora on-line na região
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.