Ribeirão Preto, Quarta-feira, 25 de Agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

Tempo seco "esvazia" a cachoeira do Itambé, ponto turístico de Altinópolis

DE RIBEIRÃO PRETO

A cachoeira do Itambé, uma das principais atrações turísticas de Altinópolis, está seca. Segundo a prefeitura, a queda de 60 metros localizada próxima à rodovia Altino Arantes, que liga a cidade a Batatais, está sem água devido ao período de estiagem -a cidade não registra chuvas ao menos há 50 dias.
De acordo com a prefeitura, a cidade possui outras nove cachoeiras catalogadas, mas não tem o levantamento de quantas estão secas.
Para Ricardo Fraccaroli, dono da empresa de turismo Ecotur BR, a estiagem é comum nessa época, mas está mais severa neste ano.
"No ano passado, foram alguns dias sem água. Neste ano, o fluxo está baixo há dois meses e agora está totalmente seco."
Fraccaroli atua há 14 anos na cidade na área de turismo. Nessa época, diz, o fluxo de turistas cai 70%. "No verão, as cachoeiras atraem muita gente. Recebemos de 3.000 a 4.000 pessoas."
Além de turistas, o local também é ponto de visitação de escolas da cidade que visitam as cachoeiras em atividade sobre o cuidado com o meio ambiente e a conscientização do uso da água.
Segundo o prefeito Marcos Ernani Hyssa Luiz (PMDB), a situação é crítica para toda a cidade. Das quatro captações de água que abastecem a área urbana, duas estão praticamente esgotadas.
A partir desta semana, será feita uma campanha sobre o uso racional da água com carro de som e panfletagem.
(LIGIA SOTRATTI)


Texto Anterior: Toalha úmida é melhor do que bacia com água
Próximo Texto: Promotoria apura compra de máquina pelo Hemocentro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.