Ribeirão Preto, Domingo, 25 de Outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CITRICULTURA

Produtores querem vender laranja em estações de SP

DA FOLHA RIBEIRÃO

Um plano de ação para incentivar o consumo de laranja, apresentado quinta-feira na reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura, inclui o projeto de venda da fruta em estações de trem, metrô e terminais de ônibus da capital paulista e de municípios da Grande São Paulo.
O presidente da Associtrus (Associação Brasileira de Citricultores), Flávio Viegas, disse que o projeto tem apoio da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). Segundo Viegas, além da possibilidade de escoar parte da produção de laranja, a comercialização da fruta nas estações serviria para dar visibilidade ao setor.
"A ação não resolve o problema do excedente, mas é bem importante porque, além da venda, seria uma ação de marketing para colocar a laranja em evidência", afirmou Viegas. Ele disse que ainda não há estimativas sobre o volume de laranja que poderá ser vendido nas estações, mas afirmou que um projeto da Ceagesp chamado "Estação Economia" surtiu resultados positivos no passado. "A ideia já foi usada com sucesso, por isso achamos que pode vender uma quantidade razoável em alguns pontos." Viegas disse que a ação é importante para reorganizar o mercado citrícola que, segundo ele, tem uma dependência muito grande em relação às fábricas de suco.
Os mais prejudicados são os produtores sem contratos, que precisam vender na portadas indústrias.
O plano debatido em São Paulo também traz outras medidas para a venda da fruta não adquirida pelas indústrias, como o trabalho para que o Estado inclua a laranja e o suco na merenda escolar.
As reivindicações também voltarão a ser discutidas na próxima reunião da Amcisp (Associação dos Municípios Citrícolas do Estado de São Paulo), com data ainda a ser marcada.

Texto Anterior: Alimentação tem alta de 1,66% em outubro em Ribeirão Preto
Próximo Texto: Após início difícil, novo Mercadão tenta se firmar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.