Ribeirão Preto, Quarta-feira, 25 de Novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barretos tem a pior avaliação na região

DA FOLHA RIBEIRÃO

Barretos é a cidade da região com a pior avaliação no Índice de Vulnerabilidade Juvenil, segundo o estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Apesar disso, no país, está na lista de municípios com os índices mais baixos.
As mortes por acidente de trânsito e as lacunas na frequência escolar e na oferta de emprego para o jovem foram os principais fatores que colocaram a cidade à frente de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Araraquara e Sertãozinho, municípios também avaliados.
De acordo com o ranking, Barretos está no grupo de vulnerabilidade média-baixa, com índice de 0,327. Para compor o cálculo, os fatores que mais pesaram foram as mortes no trânsito e os indicadores de frequência escolar e emprego -o menor indicador foi a taxa de homicídios de jovens.
O prefeito Emanoel Carvalho (PTB) disse que as taxas de homicídio na cidade são muito baixas e que um dos problemas principais é a violência no trânsito. "O pessoal mais novo é mais abusado, principalmente com motos. Fazemos uma campanha permanente de educação no trânsito."
Quanto ao emprego, o prefeito disse que as dificuldades de inserção no mercado nessa faixa etária são reais, mas que tem agido na capacitação para o trabalho. Um dos avanços é a Escola Técnica Federal que deverá funcionar em março.
Na opinião do promotor de Justiça Flávio Okamoto, o perfil de Barretos não é diferente do da região e a cidade possui seus bolsões de pobreza. "Todo crescimento de índice decorre da ausência do Estado nos lugares mais pobres."
Okamoto disse que a principal ação na cidade deve ser o combate ao uso de drogas e o tratamento de dependentes químicos, que ainda é falho.
João Osinski, o delegado seccional, afirmou que há anos não ocorrem homicídios de adolescentes na cidade, mas o trânsito é um dos maiores desafios. "É onde o jovem se expõe mais, principalmente por causa de festas chamadas open bar." (JULIANA COISSI)

Texto Anterior: Foco: Jovens da cidade dizem se sentir seguros, mas criticam a falta de opções de lazer
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.