Ribeirão Preto, Quarta-feira, 25 de Novembro de 2009

Texto Anterior | Índice

foco

Reaberta, UBS tem falta de clínico-geral e fila de espera de 1h30 para pegar remédio

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Reinaugurada há três dias, a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Marincek, em Ribeirão Preto, está sem um clínico-geral para o período da tarde e há filas de 1h30 para a retirada de remédios. O profissional que atuava à tarde entrou em férias e não há outro médico para substituí-lo.
A falta do profissional foi confirmada pela própria secretária da Saúde, Carla Palhares, que citou o deficit de 65 médicos em toda a rede. "Não há pessoal suficiente para cobrir as férias. Estamos tentando contratar mais, mas está difícil", disse.
Além da falta do médico, a reportagem encontrou pessoas na fila para retirar medicamentos. "Estou em pé há 1h30 para pegar um comprimido. Ficou pior do que era antes", disse o aposentado José Carlos Dávilla, 59.
Para a aposentada Neide do Carmo Dias, 49, a espera precisou ser feita no banco, pois um problema nos ossos a impede de ficar muito tempo em pé. "Estava na fila, mas não resisti às dores e tive de sentar", afirmou.
Palhares disse que a UBS precisa de um tempo para se adaptar. "Os funcionários estavam em dois prédios distintos e algumas coisas ainda devem se organizar."
A unidade estava fechada desde julho do ano passado. Foram investidos R$ 497 mil para a reforma. A estimativa da prefeitura é que a UBS irá atender a 24 mil usuários de nove bairros.
Devido à falta de médicos, só neste ano, foram abertos três processos seletivos para contratar profissionais, mas o deficit não foi suprimido.
Palhares disse que algumas férias estão até adiadas para que o atendimento não seja comprometido. Segundo funcionária da UBS, eles evitam marcar consulta com um licenciado quando não há substituto para não sobrecarregar outros médicos.


Texto Anterior: Barretos tem risco de surto de dengue, diz Ministério da Saúde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.