Ribeirão Preto, Sexta-feira, 26 de Junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turismo vai ter fundo com imposto do setor em Ribeirão

Ideia foi lançada ontem, em encontro na ACI-RP entre prefeitura e empresários

Dinheiro deve ser usado para sinalizar pontos de turismo, mas prefeitura ainda não diz quanto deve ser investido em fundo


DA FOLHA RIBEIRÃO

A Secretaria de Turismo de Ribeirão Preto vai criar um fundo municipal para financiar projetos que estimulem o desenvolvimento do setor na cidade. A primeira reunião para tratar do assunto foi realizada ontem. Segundo o titular da pasta, Humberto Pereira Lima, o fundo deve ser criado em até três meses, mas não há definição sobre valores.
O modelo de transferência de recursos também não está fechado. Uma das propostas consideradas pelo secretário é reservar parte dos tributos arrecadados com o setor pela Secretaria da Fazenda.
No grupo de contribuintes estariam hotéis, restaurantes, shoppings, além da rodoviária e do aeroporto. De acordo com Lima, a criação de novas taxas está descartada.
"Não temos ainda uma receita de como será o fundo. Existem vários modelos, mas a secretaria não trabalha com a possibilidade de cobrança de novas taxas", disse Lima.
Na avaliação do presidente do SHS (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares), Carlos Frederico Marques, a criação do fundo é positiva e não deve encontrar resistência entre empresários do setor. "É um dinheiro que vai para um fundo específico, que beneficia o setor. Não há como ser contra", disse.
Com o dinheiro do fundo, a prefeitura poderia, por exemplo, financiar projetos de sinalização de pontos turísticos da cidade, como teatros, o bosque, ou mesmo investir em infraestrutura para estimular o turismo de negócios, segundo o secretário da área.
Ontem, em encontro na ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), foram discutidas as prioridades da Secretaria de Turismo. Uma das debatidas foi a volta da Feapam (Feira Agropecuária da Alta Mogiana) a partir de 2010 e a realização da etapa brasileira da Fórmula Indy em Ribeirão.
"Trabalhamos para que a Feapam volte a ter o espaço que ela merece, tanto no setor agropecuário quanto na área de eventos de entretenimento", disse Lima.
Na reunião, foi discutida também a reorganização do Conselho Municipal de Turismo, que está vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão Pública -a Secretaria de Turismo só foi criada neste ano.
Outra reunião do grupo será realizada na próxima terça-feira, na sede do estúdio Kaiser de Cinema, onde funcionou a cervejaria Paulista.


Texto Anterior: Araraquara livra-se de multa por falta de vagas em creches
Próximo Texto: Prefeitura diz que Ribeirão tem 70% de etapa da Indy garantida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.