Ribeirão Preto, Sexta-feira, 26 de Junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escola em Ribeirão antecipa suas férias devido à gripe suína

Garoto de 6 anos, o 1º caso autóctone, tem a doença; na cidade, há 4 casos

DANIELA MERCIER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto confirmou ontem mais dois casos de infecção por gripe suína na cidade, entre eles o primeiro autóctone: um menino de seis anos, filho da segunda mulher infectada no município -que contraiu a doença nos EUA. Agora, são quatro pessoas com o vírus influenza A na cidade.
Ontem, a direção do colégio onde a criança cursa a primeira série do ensino fundamental decidiu antecipar as férias para os cerca de 150 alunos -o recesso escolar só deveria começar na próxima segunda-feira. "Foi uma medida de precaução extrema, para tranquilizar os pais. Mas não há motivo para preocupação", afirmou Luciana Orsini, coordenadora pedagógica da instituição particular, localizada no centro.
A outra pessoa infectada, segundo a Secretaria da Saúde, é um homem de 48 anos que voltou do Chile no último domingo. Laudo do instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, descartou a infecção de uma jovem de 16 anos, filha da empregada da casa da mãe do garoto de seis anos. Com os casos descartados, o número de suspeitas caiu de sete para quatro.
Segundo a diretora da Divisão de Vigilância em Saúde de Ribeirão, Maria Luiza Santa Maria, a antecipação das férias foi decisão da escola, e não uma orientação do órgão. Os alunos eram monitorados havia uma semana e, de acordo com ela, ninguém apresentara sintomas até ontem.
A criança está com pneumonia, mas permanece na casa dos avós, isolada em um quarto -a mãe está com o menino no local. "A gente fica um pouco chocado, porque ele tem de ficar no quarto o tempo todo e é difícil segurar uma criança", afirmou a mãe, uma cabeleireira de 35 anos. Ela contraiu a gripe em viagem aos EUA, onde foi fazer um curso, e disse que já pode sair de casa, já que não transmite mais o vírus.
O pai do garoto disse que a família está tranquila com a recuperação do menino. "Ele não tem mais nada. Como ele tem contato muito próximo com a mãe, foi normal ter a gripe".
A Secretaria da Saúde também monitora outro possível caso autóctone, o de uma colega de trabalho da cabeleireira. As outras suspeitas são duas mulheres que viajaram ao Chile e um homem que esteve na Argentina. Todos eles estão em isolamento domiciliar.
Além de Ribeirão Preto, somente Araraquara tem um caso confirmado entre as cidades da região. A infectada é uma mulher que viajou para a Argentina no último feriado. A idade não foi divulgada pela prefeitura. Os municípios de Matão e Sertãozinho também monitoram casos suspeitos.
Até a tarde de ontem, o Ministério da Saúde registrara 452 casos de gripe suína no país, sendo 217 em São Paulo.


Texto Anterior: Operação Falso: PF prende 2 acusados de obter R$ 130 mil da CEF sob fraude
Próximo Texto: Mais três corpos são identificados em PE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.