Ribeirão Preto, Quinta-feira, 26 de Agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Umidade mantém Ribeirão em alerta

Pelo quarto dia seguido, índice ficou abaixo de 15%; tempo seco também castiga Barretos, Franca e São Carlos

Previsão do Inmet é que o clima quente e seco se mantenha nas cidades da região, pelo menos, até o final da semana

Silva Junior/Folhapress
Vista do céu de Ribeirão Preto ontem

LIGIA SOTRATTI
DE RIBEIRÃO PRETO

Sem chuva e com forte sol à tarde, Ribeirão Preto registrou ontem mais um dia de baixa umidade do ar: a mínima chegou a 14%, entre 15h e 17h, segundo medição da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
O índice configura estado de alerta, segundo classificação da OMS (Organização Mundial da Saúde), que preconiza um mínimo de 60% de umidade como adequada para o ser humano.
Desde domingo, a cidade tem registrado índices abaixo de 14%. Anteontem, o tempo seco registrou seu auge: a umidade chegou a 12%, índice considerado de emergência e comparável ao de desertos, como o Saara.
A baixa umidade tem sido constante não só na cidade, mas em toda a região.
Em Barretos e Pradópolis, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o índice chegou a 12% ontem.
Em São Carlos e Ituverava, a mínima foi de 14% e, em Franca, 15%. Os dados são de estações automáticas e, segundo o Inmet, podem ter variação para cima.
De acordo com o meteorologista do instituto Franco Villela, a umidade na região tem sido "barrada" por uma massa de ar seco.
"Não tem tido troca de massas de ar e, por isso, não chega entrada de ventos vindo do oceano", disse.
A temperatura também tem agravado o tempo seco. Ontem, segundo dados da Cetesb, a máxima chegou a 35,8ºC, entre 15h e 17h.
A previsão do Inmet é que o clima quente e seco vai permanecer, pelo menos, até o final desta semana.
Uma frente fria chega ao sul do Estado, mas sua intensidade não será suficiente para elevar significativamente a umidade na região.
Hoje, a temperatura na região varia de 10ºC a 34ºC. Não há previsão de chuva. Em agosto, Ribeirão não registrou nenhum dia de precipitação -a última foi no dia 16 de julho, com 21,6 mm.


Texto Anterior: Região lidera com folga as grandes queimadas em SP
Próximo Texto: Barretos: Clima seco gera alerta na festa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.